De onde vem o famoso “fiu-fiu”?
De onde vem aquele assobio que usamos para uma mulher bonita (ou pra um homem bonito, enfim), o famoso “fiu-fiu”? No filme The Man From Earth o protagonista diz que isso vem dos tempos pré-históricos. É verdade? Douglas Pazini, São Caetano do Sul, SP Só para variar um pouco, de Roma. O primeiro registro da expressão […]
De onde vem aquele assobio que usamos para uma mulher bonita (ou pra um homem bonito, enfim), o famoso “fiu-fiu”? No filme The Man From Earth o protagonista diz que isso vem dos tempos pré-históricos. É verdade?
Douglas Pazini, São Caetano do Sul, SP
Só para variar um pouco, de Roma. O primeiro registro da expressão está na comédia O Mercador, de Plauto, segundo um estudo de Albert Van Stekelenburg, do Departamento de Estudos Antigos da Universidade de Stellenbosch, da África do Sul. Na história, um pai e um filho conversam a respeito de uma escrava, pela qual ambos são secretamente apaixonados. O filho fingiu comprá-la para servir sua mãe, mas o pai considerou um insulto. O motivo era o escândalo que a beleza da escrava poderia causar, o que abalaria a integridade de sua mulher. “Ela passaria nas ruas, todos os homens a olhariam com malícia, acenariam, dariam uma piscada e assobiariam”, previu. O termo é da Antiguidade, você não. Evolua.
Post anterior: Se o cinema é a sétima arte, quais são as outras seis?