Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Dá para ficar cansado de tanto pensar?

Claro: todo órgão queima calorias. Até o cérebro.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 ago 2019, 12h12

O cérebro corresponde a 2% do peso do corpo, mas gasta 20% das calorias. Quanto mais seus neurônios disparam sinais uns aos outros, mais açúcar eles queimam. Não é o suficiente para emagrecer lendo Platão, é claro (até porque tarefas como erguer o braço ou respirar também são complexas e rodam o dia todo em segundo plano, fora do alcance da consciência e sem contribuir com a dieta). Mas o órgão ainda é um PC poderoso, que consome um quinhão fixo do que você come diariamente.

Um estudo publicado no periódico Human Factors: The Journal of the Human Factors and Ergonomics Society confirmou que voluntários que faziam exercícios enquanto pensavam na solução de problemas acabavam mais cansados que os que iam para a academia de cabeça vazia. A carência de glicose (açúcar) leva ao acúmulo de uma substância chamada adenosina, que bloqueia a liberação de outros neurotransmissores e aumenta a percepção do esforço mental.

Quando começar a cansar, troque de atividade. Esportes é uma boa alternativa. Outra é não fazer nada, só descansar. “O tempo ocioso é extremamente importante para o cérebro revisar as experiências vividas e transformá-las em memórias”, diz Jociane Myskiw, pesquisadora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer).

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante. faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.