Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Como o oxigênio hospitalar vai parar dentro do cilindro?

Entenda como funcionam as usinas que filtram e envasam o gás.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 mar 2021, 14h56 - Publicado em 17 mar 2021, 13h18

O Oráculo conversou com o engenheiro Marlon Alexandre Bueno da Dinatec, uma empresa de São José dos Pinhais (PR) que fornece usinas de oxigênio medicinal para gerar o gás in loco, nos próprios hospiais. Durante o auge da crise no Norte do país, no começo deste ano, um cargueiro Força Aérea Brasileira (FAB) transportou uma usina da Dinatec para a cidade paraense de Oriximiná, quase na fronteira do Amazonas, onde havia dez leitos de UTI com problemas de abastecimento.

Esse maquinário separa o oxigênio do resto dos componentes do ar atmosférico e o libera direto na tubulação que vai para as UTIs. Também é possível envasar cilindros caso seja necessário enviar o gás para outra localidade. A usina gera o equivalente a 60 cilindros por dia.

O primeiro passo é captar e armazenar o ar atmosférico num reservatório, com auxílio de dois compressores. Um tipo de compressor comum em usinas de oxigênio usa um enorme parafuso giratório para sugar, canalizar e comprimir o ar. Compressores mais simples usam um pistão que sobe e desce dentro de uma cavidade. (Quando ele desce, o volume da cavidade cresce, o que diminui a pressão interna em relação à pressão atmosférica. É por isso que o ar entra.)

Depois de comprimido, o ar passa por filtros para poluentes e bactérias e por um secador que retém o vapor de água. Nessa altura do campeonato, umidade e sujeira já foram eliminados. Restam apenas os dois gases básicos da atmosfera da Terra: nitrogênio (78%) e oxigênio (21%). A última fase de filtragem ocorre no interior de um componente chamado concentrador, onde um material chamado zeolita barra o nitrogênio – deixando só os 21% de oxigênio que serão aproveitados.

Pergunta de @joaomedeiros.2, via Instagram.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.