Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Como começaram os álbuns da Copa no Brasil?

Em matéria de figurinhas de futebol, o Brasil já é campeão.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 16 nov 2022, 12h33 - Publicado em 20 out 2022, 14h27

Esses objetos de adoração de muita gente surgiram no país em 1950, no embalo da competição mundial que aconteceu aqui pela primeira vez. Era um produto da indústria de doces “A Americana”, que vendia álbuns de futebol desde 1938. Só que não tinha nada a ver com a Copa daquele ano: o foco era nos times brasileiros. 

Aliás, antes mesmo de lançar os álbuns, a empresa já inseria figurinhas com os jogadores nas embalagens das “Balas Futebol”. As crianças colecionavam, mas faltava ter um tipo de caderno onde pudessem colar as figuras para tornar esse acervo mais duradouro. 

Já a atual editora responsável pelas figurinhas, a italiana Panini, entrou em cena por aqui só na Copa de 1990 – lá fora, já tinha desde o mundial de 1970. 

Em entrevista à revista esportiva Sports Illustrated, Mark Warsop, CEO da Panini America, confirmou o que muitos colecionadores imaginavam: o Brasil é o país com maior número de vendas de figurinhas e álbuns da Copa. Além dos nossos vizinhos latinos, que compartilham da paixão pelos álbuns, outros mercados relevantes para a Panini são a Inglaterra, os EUA e a Suíça.

Continua após a publicidade

Em março de 2017, uma versão do álbum da Copa de 1970 autografada duas vezes por Pelé foi leiloada por 12.038 euros (R$ 40 mil na época).

O álbum com mais espaços para figurinhas é o da Copa de 2018, na Rússia, com 681 cromos. Este ano, pela primeira vez, o número diminuiu: foi para 670.

As primeiras autocolantes chegaram ao Brasil em 1979. Mas sem ligação com futebol: eram da coleção “Amar É…”, com frases românticas e um casal peladinho

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.