Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Super com preço absurdo
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Aquela baforada na tela do celular ajuda a limpar alguma coisa?

Ela tira poerinhas, se isso lhe agrada. Mas a gordura, não: essa só sai com álcool, ou um paninho ensaboado. Bem como os vírus.

Por Maria Clara Rossini
26 Maio 2020, 20h44 • Atualizado em 5 jun 2020, 16h48
  • Depende do que você entende por “limpar”. Se for eliminar germes do aparelho, a resposta é não. Mas ela de fato pode ajudar a tirar impurezas superficiais da tela.

    A baforada nada mais é do que vapor d’água que condensa na tela do seu celular. Ele sai da sua boca na temperatura corporal e encontra uma superfície mais fria, fazendo com que o gás passe para o estado líquido. O mesmo acontece com um copo gelado de refrigerante – a H2O gasosa presente no ar atmosférico encontra uma superfície mais fria e se transforma nas gotinhas que você vê no vidro.

    O que essa água faz é ajudar o pano (ou a sua mão) a deslizar pela superfície. É o pano que varre a poeira que fica lá. Isso dá a impressão de que o celular está limpo, mas existem formas bem melhores de deixar a tela brilhando e ainda eliminar germes.

    Siga

    A superfície do celular acumula gordura que vem dos dedos das mãos. Para se livrar dela, só o sabão ou álcool resolvem. Isso porque a molécula de sabão tem uma parte hidrofóbica, capaz de se ligar à gordura, e outra hidrofílica, que se liga à água. Os dois juntos varrem a sujeira. Quem usa óculos sabe: limpar a lente com a camisa até ajuda, mas nada se compara a uma boa lavada com água e sabão.

    Os germes (inclusive vírus) possuem uma camada lipídica na superfície, então eles acabam se comportando igual às moléculas de gordura. 

    Continua após a publicidade

    Mas não vá mergulhar o celular debaixo d’água. Um paninho ensaboado e umedecido já faz o serviço – sempre com o celular desligado, e tomando cuidado para não entrar nada nos orifícios. Outra recomendação é limpar a tela usando álcool isopropílico 70% com a ajuda de um pano macio. Além de tirar as marcas de dedo, você varre também os micróbios.

    Fonte: Romualdo Gama, professor de Química do Centro Universitário UniFEG. 

    Pergunta de @grmalves, via Instagram

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Digital Completo