Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Alguém já nasceu na Antártida?

Já. E acredite: foi de propósito.

Por Ingrid Luisa
Atualizado em 25 set 2019, 10h53 - Publicado em 25 set 2019, 10h52

Onze seres humanos já nasceram no continente gelado. Oito na base argentina Esperanza; três na base chilena Presidente Eduardo Frei Montalva.

No caso argentino, foi premeditado: em 1978, a ditadura comandada pelo general Videla (1976-79) enviou famílias para lá, incluindo a jovem Silvia Morella de Palma, que estava grávida. Seu filho, Emilio Marcos Palma, foi o primeiro bebê daquelas bandas. A ideia era povoar o continente (!) e torná-lo território hermano. É cada uma…

A atitude zombou claramente do Tratado da Antártica — um acordo firmado em dezembro de 1959 entre 29 países, que visa assegurar algumas regras com relação à ocupação do continente, como a proibição de testes militares.

Às vezes considera-se que a primeira pessoa nascida na Antártica foi a norueguesa Solveig Gunbjørg Jacobsen – ela veio ao mundo em um arquipélago chamado Ilhas Geórgias do Sul, administrado pela Inglaterra. Como esse território é considerado parte da Antártica de acordo com algumas classificações, há quem queira tirar o posto de Emilio. Mas, no continente mesmo, ele é sem dúvida o primeiro.

O Chile, por sua vez, entra no Guinness Book com o primeiro bebê que além de parido foi concebido na Antártida: Juan Pablo Camacho Martíneze, em 1984, foi produto de uma transa um tanto… fria – e nasceu lá mesmo, em meio aos pinguins.

 

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante. faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 82% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$ 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.