Qual é o jogo com o melhor roteiro da história?
Depois que comecei a desenvolver jogos jornalísticos para a Superinteressante e a Mundo Estranho, lá em 2007, eu passei a pesquisar game design e roteiros para games. Sempre gostei de jogos que fugiam do esquema “matar-pilhar-destruir” e procuravam transformar a narrativa dos games em uma forma de arte, como o cinema e a literatura. Para mim, a última surpresa em storytelling de games veio do sensacional “Heavy Rain”, criado pelo francês David Cage. Achei a narrativa melhor que a da maioria dos filmes que assisti na vida.
Então, comecei a me perguntar qual seria o melhor roteiro da game da história. Claro que eu tenho os meus favoritos (que vão de “Red Dead Redemption” à “Full Throttle”, passando pelo já citado “Heavy Rain”), mas o que os especialistas e sites de games dizem?
Bom, a grande unanimidade parece ser o game de horror “Silent Hill 2”, da Konami, lançado em 2001.
“Silent Hill 2” é o campeão de listas como a da Game Radar e do site What Culture e foi considerado um dos games mais influentes pela Wired, além de estar em diversas listas de melhores jogos da história. “Silent Hill 2” também agradou ao público, vendendo milhões de cópias.
A história do jogo começa com o personagem principal, James Sunderland, chegando a Silent Hill após receber uma carta de sua esposa, Mary. Detalhe: Mary morreu de um doença incurável há três anos. A partir daí começa uma jornada sombria com múltiplos finais, onde o jogador vai pouco a pouco perdendo qualquer empatia por James, numa série de revelações que transformam herói em vilão.
Além de “Silent Hill 2”, outros games famosos por seus roteiros são “BioShock”, “The Walking Dead” e o clássico “Monkey Island” (do qual o filme “Piratas do Caribe” tirou muita “inspiração).
E para você, qual a melhor história já contada por um jogo?