10 projetos inspiradores que você deve acompanhar em 2015
Quais foram as pessoas e projetos que te inspiraram em 2014? No Glück Project – projeto que criei na Alemanha para investigar a felicidade – fizemos uma retrospectiva para pensar ideias com as quais aprendemos e que nos fizeram querer realizar coisas maiores. Abaixo, eu listo essas pessoas incríveis e seus projetos inovadores.
Quem sabe elas não te inspiram a fazer coisas tão legais que apareçam na nossa listinha do ano que vem?
Juliana de Faria e Think Olga, um think tank que pariu a campanha Chega de Fiu-Fiu (contra o assédio sexual nas ruas), o projeto 100 vezes Cláudia (homenagem à mãe de família assassinada pela polícia em uma favela no Rio) e o Entreviste uma mulher, entre outros.
Professor Luiz Henrique Rosa, que conseguiu transformar um quintal abandonado de escola pública numa mistura de instalação e sala de aula, onde as crianças aprendem de maneira multidisciplinar e de forma divertida
360 Meridianos, três jovens que criaram um site de viagens, abandonaram os empregos tradicionais e se tornaram nômades digitais.
Malala, a paquistanesa que ganhou o Prêmio Nobel da Paz aos 16 anos por lutar pelo direito das mulheres de assistirem aulas numa região dominada pelo Talibã
Alessandra Orofino, criadora da rede Meu Rio, que busca fazer as pessoas participarem diretamente da política e revolucionar as cidades onde vivem. Ela já conta com 160 mil participantes.
Eduardo Lacerda, que com R.000 criou a premiada Editora Patuá em um quarto de sua casa e tem investido no lançamento de jovens autores de ficação sem cobrar pela publicação.
Põe na Roda, o canal de vídeos do Youtube que usa humor para garantir milhares de visualizações aos seus vídeos que debatem as causas do movimento gay.
É Nóis, o projeto de Nina Weingrill e Amanda Rahra que começaram dando aulas de jornalismo para crianças carentes no Capão Redondo e hoje tocam uma agência de conteúdo jovem com a participação desses jovens, uma plataforma de ensino à distância e – de quebra – melhoraram as notas na escola desses estudantes.
Brain Pickings, o excelente trabalho da búlgara Maria Popova que mudou para os Estados Unidos, criou um site sobre “criatividade, literatura e arte” e hoje vive do seu projeto.
Agência Pública, um projeto independente e sem fins lucrativos que tem procurado renovar os temas e formas de fazer jornalismo
Quer saber mais sobre esses 10 projetos inspiradores? Leia o texto completo do Glück!