 
							Alô, alô fãs do Legendarium, trago boas novas da Terra-média: a editora HarperCollins anunciou que vai publicar o novo livro de J.R.R. Tolkien, “The Fall of Gondolin”, A Queda de Gondolin. A obra foi editada pelo filho do autor, Christopher Tolkien, que tem 93 anos e trabalha com os manuscritos do pai. A previsão é de que o livro sobre a cidade dos elfos seja publicado lá fora no dia 30 de agosto deste ano e que, pela primeira vez na história da franquia literária, o lançamento aconteça na mesma data no Brasil.
 
    O livro está sendo muito aguardado pelos fãs de literatura fantástica, porque encerra uma trilogia sobre o surgimento do universo de Tolkien, a Primeira Era de Arda. Depois de Os Filhos de Húrin (2007) e Beren e Lúthien (2017, ainda sem edição brasileira), a expectativa é de que este terceiro livro sobre os Grandes Contos da Terra-média explique lendas citadas em décadas de publicações – desde os primeiros rascunhos de Tolkien nos anos 1910 até sua produção depois de O Senhor dos Anéis.
O Silmarillion já trazia a Queda de Gondolin. A obra de 1977 é uma coletânea de contos que narra a história antiga dos lugares, personagens e criaturas fantásticas que muitos leitores só vieram a conhecer nas publicações posteriores do escritor. Em uma comparação com a narrativa cristã de criação do mundo, A Queda de Gondolin faria parte do Antigo Testamento e O Hobbit(1937) e O Senhor dos Anéis(1954) fazem parte da narrativa do Novo Testamento.
“Provavelmente não haverá muito material inédito, e sim a comparação de material espalhado por vários livros já publicados. Essa obra é muito importante porque fecha essa “trilogia”. Talvez seja o último livro editado pelo Christopher, infelizmente, mas também achávamos isso de Beren e Lúthien, então o velhinho é duro na queda”, diz Reinaldo José Lopes, doutor em Estudos Linguísticos e Literários com foco no trabalho de J.R.R Tolkien e autor dos livros Os 11 Maiores Mistérios do Universo(2014), Deus: Como Ele Nasceu(2015), editados pela Super.
Confira entrevista com Reinaldo:
A expectativa é de que a Queda de Gondolin seja uma edição tão enxuta quanto O Hobbit, que não passa das 350 páginas. Como já é possível ver na capa divulgada pela HarperCollins, o livro tem ilustrações de Alan Lee, artista inglês que trabalhou em O Senhor dos Anéis, O Hobbit, Os Filhos de Húrin, Beren e Lúthien e ajudou na criação dos cenários da Terra-Média para a adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis.
 
                 Golfinhos de Noronha têm linguagem própria. Conheça o significado das acrobacias
Golfinhos de Noronha têm linguagem própria. Conheça o significado das acrobacias Letterboxd do Papa: os filmes favoritos do cinéfilo Francisco
Letterboxd do Papa: os filmes favoritos do cinéfilo Francisco Playlist: 5 coisas para ler, ver e jogar em abril
Playlist: 5 coisas para ler, ver e jogar em abril Análise genômica sugere que todas as rosas foram um dia amarelas
Análise genômica sugere que todas as rosas foram um dia amarelas Com quantos paus se faz uma canoa?
Com quantos paus se faz uma canoa? 
							 
							 
							 
							 
							 
							

 ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA
ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA