Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

8 figuras folclóricas que assustam pelo mundo

Por Lucas Massao
Atualizado em 26 abr 2023, 16h00 - Publicado em 2 dez 2014, 16h48

Uns são monstruosos, outros esbanjam maldade. Os folclores ao redor do mundo estão repletos de seres criados pela própria mente humana com somente um objetivo: causar medo nos outros. Venha com a gente e conheça esses terrores que tiram o sono de qualquer um!

8) Jikininki
Esse monstro aqui vem lá da terrinha. Segundo a mitologia japonesa, os jikininki são espíritos de pessoas que passam a eternidade na terra devorando cadáveres. Isso seria uma forma de punição por terem sido gananciosas e egoístas durante a vida. Relatos contam que esses seres possuem longas garras, olhos vermelhos e pele em estado de decomposição, mas conseguem tomar a forma de humanos e vivem vidas relativamente normais entre nós.

7) Dullahan

hp-ghost

O Dullahan é muito pior do que um simples cavaleiro sem cabeça. Sempre presente nas lendas irlandesas, essa figura anda em um cavalo negro carregando sua cabeça debaixo do braço. Dizem que o “acessório” possui textura de queijo podre e tem um sorriso sepulcral de orelha a orelha. Como arma, Dullahan usa uma espinha dorsal para acabar com suas vítimas, que são escolhidas por acaso. Por isso, muita atenção ao andar pelas ruas da Irlanda: caso você presencie a criatura matando alguém, receberá um banho de sangue que vai marcar você como a próxima vítima.

Continua após a publicidade

6) Pontianak
O nome dessas criaturas fantasmagóricas pode ser traduzido como “mulheres que morreram dando a luz”. Elas são belas mulheres com peles pálidas e que caçam homens. Dá para saber quando uma Pontianak está chegando, através do choro emitido pelos seus bebês, sempre carregados no colo, e por um agradável perfume. Mas não se deixe enganar pela aparência calma. Os ataques das pontianaks consistem em arrancar as entranhas dos homens, usando unhas afiadas, e sugar seus olhos. As vítimas são escolhidas através do cheiro das roupas deixadas para secar durante a madrugada, por causa disso, os malaios evitam, ao máximo, deixar que isso aconteça.

5) Bakhtak
Teve um pesadelo? Pode botar a culpa nesse monstrinho iraniano. Ele é invisível e senta no peito ou nas costas das pessoas, transformando os sonhos em terríveis pesadelos. Seu peso também é responsável por causar a terrível paralisia do sono, caso que a gente já explicou cientificamente aqui.

4) Nachzehrer
Os nachzeherer fazem parte do folclore alemão. Conta a lenda que eles são resultado da transformação de pessoas que se suicidaram ou que sofreram uma morte acidental. Quando um grupo grande de pessoas morre por causa de uma doença, acredita-se que o primeiro infectado era um nachzehrer. O prato favorito desses seres são pedaços de cadáveres e, para mata-los, “basta” colocar uma moeda de ouro em suas bocas e decepar as cabeças. Simples, não?!

3) Banshee
Na mitologia irlandesa, as Banshees são presságios vindos do “outro mundo” e representam a chegada da morte para alguém. O mito diz que elas eram algum tipo de divindade nas religiões celtas antigas, mas que acabaram sendo esquecidas com o tempo. Quando esses seres circulam a casa de alguém por muito tempo, um dos habitantes do local morrerá.

Continua após a publicidade

2) Black Annis

witch

Segundo a lenda, essa bruxa de pele azulada vaga pelos arredores de Leicesterchire, Inglaterra, em busca de carneiros ou crianças perdidas. Ao capturar um “exemplar humano”, a bruxa esfola sua pele e a usa ao redor da cintura como forma de mostrar força. Seu covil, escavado na pedra usando somente suas longas unhas, é um lugar conhecido como “Caldeirão da Black Annis”. Pais ingleses costumam ameaçar crianças dizendo que elas serão levadas para o local caso não se comportem.

1) Koschei
O Koschei é um típico antagonista que sequestra a mulher do herói nas histórias eslavas. Sua aparência não é descrita em nenhuma lenda, mas livros e ilustrações o retratam como um homem alto, horrendo e velho. O mais curioso nessa criatura é a maneira de mata-lo: a alma do Koschei está guardada na cabeça de uma agulha, que fica dentro de um ovo, que, por sua vez, fica dentro de um pato, escondido dentro de uma lebre presa em um baú de ferro enterrado embaixo de um carvalho, localizado em uma ilha do Pacífico. Quem conseguir chegar até o ovo terá controle sobre o Koshei e quebra-lo matará o bicho. E aí, alguém se arrisca a tentar matar esse monstro?

Continua após a publicidade

Fontes: Listverse e Wikipedia

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.