Buscando aumentar o número de jovens em suas cerimônias, uma igreja em Berlim criou um serviço especial, realizado no último domingo (20), usando elementos da saga Star Wars. Os fiéis puderam ir com fantasias de seus personagens favoritos e o tema principal dos filmes foi tocado no órgão.
A ideia surgiu quando o pastor protestante Lucas Ludewig conversava com Ulrik Garve, seu colega de profissão, sobre o quanto a dupla estava ansiosa para a estreia de “Star Wars: O Despertar da Força”. “Star Wars usa imagens religiosas, incluindo cristãs e de outras religiões. Isso quer dizer que a Bíblia e a Igreja fazem parte da cultura dos dias atuais e esses significados continuam sendo retrabalhados e reinterpretados.”
Pastor Ludewig (esq.) e Pastor Garve (dir.) usando sabres do Kylo Ren (Foto por Markus Schreiber)
A inovação deu certo. Cerca de 500 pessoas, mais do que o dobro de fiéis de um domingo normal, atenderam o chamado do lado protestante da força. Após o serviço, Ludewig declarou “É ótimo que existam temas interessantes e que chamem a atenção das pessoas. Elas confiam no nosso trabalho de inserir esses assuntos nas orações sem exageros.”
Jonathan Wonneberger, vestido de mercador Jawa, descreveu a cerimônia como uma boa mudança de clima. “Você não precisa levar tudo que é da religião sério demais. O respeito é importante, claro, mas quando algo global ocorre, como a estreia de Star Wars, não tem problema entrar na onda.”