Não é todo dia que você consegue passar da marca dos cem anos de idade cheio de vigor. Barbara Rygiel, moradora do condado de Pinellas, na Flórida, recebeu um presente curioso da administração municipal para o seu aniversário de 103 anos: um passe vitalício de ônibus.
Com isso, ela poderá ir à igreja, atividade realizada quatro dias por semana, gratuitamente. Rygiel conta que, apesar de andar de ônibus ser algo divertido para ela, as passagens estavam ficando muito caras. Com o presente, o dinheiro poderá ser usado para outras coisas. “Significa tudo para mim. Olha o quanto eu vou poder economizar.”
A idade avançada da americana não é sinônima de falta de disposição – muito pelo contrário. Além de participar das atividades na igreja, Rygiel também adora cuidar do jardim do condomínio onde mora, na zona sul de Pasadena. Ela faz um ritual matinal que ajuda a manter sua autoestima elevada. “Se eu digo a mim mesma que estou ótima, eu me sinto melhor. Eu levanto de manhã e falo ‘Barbara, você está ótima. Então levante-se e faça o seu trabalho’.”
Brian Miller, CEO da Pinellas Suncoast Transit Authority, órgão responsável pela administração do setor de transportes do condado, afirmou que ajudar idosos deve ser uma obrigação do governo. “Nós estamos orgulhosos em servir todo mundo que mora no condado e principalmente idosos, já que muitos não podem dirigir e dependem do transporte público.”
A partir de agora, Rygiel diz que irá se lembrar de seu presente toda vez que embarcar em um ônibus e que receberá o futuro com um sorriso no rosto. “Isso me ajuda muito, então eu agradeço e vocês estarão em minha orações para sempre.”
Via Baynews9