Software é capaz de identificar sarcasmo em textos na internet
Bazinga!
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Hebraica, em Israel, criou um programa de computador capaz de reconhecer o sarcasmo em frases escritas on-line. (Aqui você confere um PDF com a íntegra do processo.)
O algoritmo, que ganhou o nome SASI (sigla para “algoritmo semi-supervisionado para identificação do sarcasmo”, em inglês), já foi testado no Twitter e na loja virtual Amazon – lá, conseguiu identificar o sarcasmo presente em resenhas dos usuários para os produtos com 77% de precisão.
Não é um resultado perfeito, mas nem a gente consegue identificar o sarcasmo alheio sempre, né? (O Sheldon da série The Big Bang Theory, na foto, não consegue nunca.)
E o SASI não serve apenas para que seu computador entenda a piada quando ele trava e você diz “que maravilha!” querendo dizer “que droga!”.
Softwares como ele podem ser bem eficientes em gerar conteúdo personalizado em redes sociais e lojas virtuais (por exemplo, se alguém resenhar um produto no Amazon dizendo: “É uma maravilha! Usei por um dia e quebrou!”, o sistema vai entender que a intenção não foi fazer um elogio, e dar um pontinho negativo ao item).
Além disso, ele pode “facilitar a vida” de ferramentas que varrem a web para medir – em tweets e posts por aí – a opinião das pessoas em relação a certo produto, ideia ou acontecimento, uma prática cada vez mais comum.

Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Por que os incas cavaram milhares de buracos em uma montanha? Estudo traz pistas
Zona Sul x Zona Oeste: um duelo carioca entre o mar, o medo e o metro quadrado







