Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Super por apenas 7,99
Imagem Blog

Ciência Maluca

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.

Refrigerante de limão acaba com a ressaca

Por Carol Castro
11 out 2013, 16h26 • Atualizado em 21 dez 2017, 17h23
  • Um grupo de pesquisadores chineses decidiu estudar os efeitos da ressaca – por que e como aparece aquela maldita dor de cabeça depois de uma noite de bebedeira. Bem, quando o álcool entra no corpo, o fígado libera uma enzima chamada álcool-desidrogenase (ADH) e transforma o etanol em acetaldeído, que, em seguida, recebe a ação de outra enzima, aldeído desidrogenase (ALDH), e vira acetato. Isso se o corpo der conta da tarefa. Se não der e falhar em concluir essas etapas, o acetaldeído pode se acumular no corpo. E é ele que vai deixar você com ressaca, jurando que não vai beber nunca mais.

    Esse processo todo é incontornável e, portanto, a cura definitiva da ressaca não existe (ou ao menos não a achamos ainda). Mas os cientistas descobriram que tomar a bebida certa no dia seguinte pode te ajudar. E não, não estamos falando de mais um copinho de cerveja.

    É que alguns refrigerantes, sucos ou chás têm a capacidade de acelerar a atividade de uma dessas duas enzimas liberadas pelo fígado. E melhor que fortaleça a ação da ALDH, assim seu corpo vai se livrar mais rápido do acetaldeído e sua ressaca começa a sumir.

    Com isso em mente, os chineses selecionaram 57 bebidas para descobrir qual funcionava melhor. E a melhor foi o refrigerante de lima e limão, Sprite. Entre todas as outras, foi ele que mais agilizou as atividades da enzima ALDH.

    Ficou curioso pra ver se funciona? Se der certo, conta aqui pra gente!

    Publicidade
    TAGS:

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login