Por que comerciais sensuais simplesmente não funcionam
Pense rápido: qual é a marca da cerveja do comercial com a Verão? É possível que você não se lembre logo de cara – ou que até tenha decorado, depois de tantas polêmicas envolvendo a propaganda. Mas a verdade é que fazer apelações sensuais não faz o menor sentido para a publicidade.
E não se trata de um palpite pessoal, não. É ciência.
Pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, analisaram 53 estudos, com mais de 8 mil pessoas, para saber qual impacto os comerciais violentos ou sensuais têm nas vendas (e nas pessoas). Quando as pessoas veem essas cenas, o coração acelera e a pele esquenta, como esperado. Só que isso não desperta qualquer vontade de consumir e não ajuda ninguém a guardar a marca na memória. Pelo contrário: as pessoas tendem a gostar menos desse tipo de propaganda.
Segundo a pesquisa, a capacidade de foco dos seres humanos é limitada. Quando uma propaganda mostra cenas eróticas, toda a atenção acaba se volta para o corpo dos atores seminus. E não sobra espaço nem para ver o que diabos estão tentando vender na tevê.
Não é uma boa notícia? Quem sabe assim os publicitários desistem de apostar em propagandas de cerveja tão machistas.
Créditos da foto: flickr.com/healinglight/
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