Google distribui atualização que reduz a bateria de smartphone
Medida afeta o Pixel 6a, e é necessária devido a um risco de segurança envolvendo a bateria; ação similar reduziu drasticamente a autonomia do Pixel 4a; entenda o problema
Desde a semana passada, os donos do smartphone Pixel 6a, do Google, começaram a receber uma atualização de software diferente: além de ser obrigatória e ter instalação automática, ela pode diminuir bastante a autonomia do aparelho.
O objetivo do update, segundo o Google, é “reduzir o risco de um potencial superaquecimento da bateria, que pode representar um risco aos usuários”. Ele é necessário porque parte dos Pixel 6a (que foram lançados em 2022, e não são vendidos oficialmente no Brasil) apresenta defeitos de fabricação nesse componente.
É a segunda vez no ano que o Google adota uma medida do tipo em seus celulares. Em janeiro ele distribuiu uma atualização obrigatória, também relacionada ao risco de superaquecimento, para o modelo Pixel 4a.
A correção reduziu a voltagem da bateria, que caiu de 4,44 volts para 3,95 v, e diminuiu sua capacidade de 3.080 mAh para apenas 1.539 mAh – o que, na prática, inviabiliza o uso normal do aparelho (a bateria não chega à metade do dia).
O Google também tomou medidas para tentar impedir que os usuários tentem utilizar uma versão anterior do Android, sem o ajuste na bateria: ele retirou do seu site de suporte as imagens de reinstalação do Pixel 6a (como havia feito com o 4a, no começo do ano).
Todos os aparelhos Pixel 6a irão receber a atualização mas, segundo o Google, nem todos terão a bateria reduzida. A empresa não informa o motivo, mas isso pode estar relacionado ao fabricante da bateria (que é fornecida por mais de uma empresa) ou ao estado da mesma.
A redução da capacidade energética será acionada assim que a bateria completar 400 ciclos de carga/descarga (o usuário receberá um aviso antes, ao alcançar o 375o. ciclo).
Os donos de Pixel 6a que moram nos EUA, no Canadá, no Reino Unido, na Alemanha, em Cingapura, no Japão ou na Índia poderão trocar gratuitamente a bateria do smartphone, visitando uma assistência técnica autorizada, o que teoricamente resolve o problema.
Para ter direito à troca gratuita de bateria, o aparelho não pode apresentar quaisquer sinais de dano físico. Caso prefiram, os donos de Pixel 6a poderão receber US$ 100 em dinheiro, ou US$ 150 em crédito para a compra de um novo smartphone do Google.
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Por que os incas cavaram milhares de buracos em uma montanha? Estudo traz pistas
Papa Leão 14 revela seus quatro filmes favoritos
Como são feitas as cenas de filmes que se passam debaixo d’água?
Por que é tão difícil salvar o clima? Um guia para entender a COP30







