“Formula Legends” é uma boa surpresa para os fãs de F1
Jogo indie captura bem a essência de cada era da categoria, desde os campeonatos dos anos 1960 até as disputas atuais; leia review
Nos anos 1960, os carros de Fórmula 1 dependiam exclusivamente dos pneus para se manter na pista. Isso mudou na década de 1970, com a introdução e o desenvolvimento dos aerofólios (que funcionam como asas invertidas, gerando uma pressão aerodinâmica que “gruda” o carro no chão). Nos anos 1980, a grande inovação foram os motores turbo; nos 1990, os sistemas de controle de tração, freios ABS e suspensão ativa – depois proibidos pelo regulamento, forçando os projetistas a inventar novas tecnologias e truques.
Formula Legends, desenvolvido pelo estúdio italiano 3DClouds, captura bem todas essas fases: seu modo campanha tem nada menos do que 16 temporadas, que vão dos anos 1960 até os dias atuais.
É um game independente, que não possui a licença oficial da Fórmula 1 e por isso recorre a um expediente divertido: alterar um pouco, mas de forma reconhecível, os nomes dos pilotos e circuitos de cada era. Ayrton Senna vira “Ayrton Serafino”, Max Verstappen é o “Flying Dutch”, Mônaco vira “French Riviera GP” – e o clássico circuito de Nurburgring, com sua sequência interminável de curvas, é chamado de “Dark Forest”.
O visual do jogo, que remete à era 16 bits, pode dar a impressão de que ele é mais simples. Não é. Você tem de gerenciar o desgaste de pneus e o consumo de combustível durante as corridas, além de lidar com reviravoltas típicas da Fórmula 1 – como o clima, que muda sem aviso.
Pode valer a pena, por exemplo, ficar uma ou duas voltas a mais na pista, mesmo com os pneus já gastos, para esperar a chuva (e já colocar pneus de pista molhada no pit stop). A simulação de chuva é excelente, com bastante spray e respingos e trilho se formando na pista conforme ela vai secando.
Formula Legends tem dificuldade ajustável, o que é ótimo – já que, mesmo no nível padrão, é relativamente difícil. A dirigibilidade dos carros muda bastante de uma década para outra, conforme você vai avançando no modo carreira, e demora um pouco até pegar a mão de cada um.
Ao contrário de outros jogos de corrida (como o próprio game oficial da F1), ele não tem o recurso flashback, que permite retroceder alguns segundos após cometer um erro.
Isso pode ser frustrante. Mas também é bom, porque torna as corridas (que têm em média 10 voltas de duração) mais tensas. O jogo não possui modo multiplayer; mas a carreira, repleta de conteúdo, é mais do que suficiente e justa pelo preço cobrado. Formula Legends surpreende: entrega bem mais do que parece, e é uma ótima pedida para os fãs de Fórmula 1.
Formula Legends está disponível para PlayStation, Xbox, Switch e PC (Steam), por R$ 60 a R$ 115.
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Por que os incas cavaram milhares de buracos em uma montanha? Estudo traz pistas
Papa Leão 14 revela seus quatro filmes favoritos
Como são feitas as cenas de filmes que se passam debaixo d’água?
Por que é tão difícil salvar o clima? Um guia para entender a COP30







