Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Alexandre Versignassi

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do diretor de redação da SUPER e autor do livro "Crash - Uma Breve História da Economia", finalista do Prêmio Jabuti.
Continua após publicidade

O maior meme de Einstein

"Passado, presente e futuro são só uma ilusão". A história por traz da melhor frase do gênio

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 out 2017, 16h18

Estou lendo mais um livro que abre com a frase: “‘A diferença entre passado, presente e futuro é uma ilusão, ainda que persistente’ — Albert Einstein”.

Ela é um dos melhores exemplos de meme no sentido original da expressão, criada pelo Richard Dawkins.

Um meme, nesse sentido, é uma peça de informação que ganha vida própria, e passa a se reproduzir fora do contexto original. Tipo o seu nariz — você morre, mas ele pode, e provavelmente vai, reaparecer nos seus netos.

Einstein não escreveu sua frase sobre a ilusão do tempo num livro. Não falou numa entrevista. Nada. Ele escreveu numa carta para a viúva de seu melhor amigo, Michelle Besso, logo após a morte dele. Era uma forma de consolar a ela, e a ele próprio, pela perda.

Mas isso não diminui a frase. A dor fez com que Einstein produzisse algo ímpar: uma interpretação poética da relatividade, segundo a qual o tempo não é absoluto; muda de ritmo dependendo da forma como a gente se movimenta. Logo, a uniformidade do tempo é uma ilusão.

Continua após a publicidade

Tal ilusão só fica clara quando você olha para o mundo sob a perspectiva de entidades que experimentam velocidades assustadoras (tipo um fóton, que vive a 1,08 bilhão de km/h; para ele, e o tempo não passa — um fóton pode ter 13 bilhões de anos de idade, mas do ponto de vista dele isso foi uma piscada).

Não somos fótons. Mas a mera ideia de que o tempo é uma ilusão pode, sim, ser reconfortante. Principalmente para lidar com perdas. Quase nenhum físico de hoje levaria algo assim a sério — o maior de todos, no entanto, levava.

Ainda bem, porque essa frase, sozinha, fez com que zilhões de pessoas se interessassem pelo que a física tinha a dizer sobre a natureza do tempo — e do espaço e das coisas. E tem feito esse trabalho incansavelmente há 100 anos. Para essa frase, afinal, tempo não é problema. Ela sabe que ele é só uma ilusão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.