Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ser destro ou canhoto afeta a compreensão da linguagem de sinais

Nessa, os destros levam vantagem: suas mensagens são mais rapidamente captadas por quem "fala"

Por Guilherme Eler
Atualizado em 11 mar 2024, 15h08 - Publicado em 12 Maio 2017, 14h28

Ao falar uma outra língua, é normal que se tenha um pouco de sotaque. Especialmente se não for o seu próprio idioma. O mesmo vale para a linguagem de sinais. Mesmo sem abrir a boca, entender a mensagem que alguém está transmitindo pode ser uma tarefa tranquila ou mais complicada, dependendo se quem “fala” com você for destro ou canhoto.

É o que concluíram cientistas da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, ao analisar 43 pessoas fluentes na British Sign Language (BSL) – equivalente britânico da nossa LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Eles buscavam cravar o quanto usar mais a mão esquerda ou a direita pode interferir na comunicação das pessoas com deficiência auditiva. 

No experimento, descrito no estudo publicado no periódico científico Cognition, os participantes viam uma imagem e, em seguida, o signo correspondente a ela em linguagem de sinais. Foram usadas no estudo palavras como “chocolate”, “violão” e “mesa”.  Aqui, a palavra “madeira” é comunicada por um canhoto e neste aqui, por um destro

Em geral, os destros tendem a mandar melhor na tarefa. Entender a mensagem de alguém que prefere usar a mão direita é mais rápido do que se o mesmo gestual fosse feito por um canhoto.

Isso acontece porque há mais pessoas destras no mundo. Assim, quem se comunica a partir da linguagem de sinais tem normalmente de acompanhar as mensagens sendo transmitidas com a mão direita na liderança das ações. 

No entanto, quando algum “signo” mais complexo precisa ser representado, a mão dominante acaba importando um pouco mais. Como signo mais complexo, entenda palavras que precisam das duas mãos para serem transmitidas. “Madeira” é um exemplo disso: a mão espalmada pode ser a direita, se você for destro, ou a esquerda, se você for canhoto. Para esse tipo de palavra, a ordem dos fatores altera sim o produto.

Nessa situação, destros entenderam mais rápido quem se orientava mais com a direita – e os canhotos, os “falantes” que lideravam as ações com a esquerda.

Embora a mensagem e o movimento seja o mesmo, ser canhoto é como ter “sotaque”: a mensagem é transmitida, mas menos eficientemente do que na variação padrão da língua. Quem prefere a mão esquerda tem mesmo razão em dizer que o mundo é feito para os destros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.