Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Rússia quer voltar à Lua – e explorar ponto nunca visitado pelo homem

Missão irá procurar água no polo Sul - e planejar a construção de uma base

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h07 - Publicado em 21 out 2015, 16h15

O projeto, que se chama Luna 27, está sendo proposto pela Roscosmos e pela ESA, as agências espaciais russa e europeia – cujo objetivo é voltar à Lua daqui a cinco anos, em 2020. A ideia é enviar um robô para explorar o polo Sul da Lua, onde há regiões que ficam permanentemente no escuro e nunca foram visitadas. Lá as temperaturas são extremamente baixas, o que talvez favoreça a presença de água congelada.   

A missão seria o primeiro passo de um novo programa espacial, que poderá incluir missões tripuladas e até a montagem de uma base lunar permanente, que a ESA gostaria de construir no lado oculto da Lua (nunca visível da Terra). Além de misterioso, o lado oculto da Lua também é cientificamente relevante – seria ideal para a instalação de um telescópio, por exemplo.   

Em se concretizando, a nova missão será a primeira ida russa à Lua em 40 anos – a última vez foi em 1976, quando a URSS realizou uma missão lunar não-tripulada pela última vez. Ao contrário dos EUA, os soviéticos nunca pisaram na Lua. Mas foram os primeiros a enviar uma sonda até ela -na missão Luna 2, de 1959-, e os primeiros a enviar um rover (robô com rodas, como os dois que os EUA mantêm hoje em Marte): o Lunokhod 1, em 1970

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.