Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Regra dos cinco segundos é uma mentira, segundo estudo

Por Lucas Pasqual Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 13 set 2016, 16h05

Em 2012, nos disseram que sim – faz mal comer o que acabou de cair no chão. Dois anos depois, fomos liberados para recuperar a bolacha perdida há pouco no carpete empoeirado da sala. Agora, um novo estudo realizado nos Estados Unidos confirmou: qualquer contato com o solo contamina um alimento. A regra dos cinco segundos é uma mentira.

O artigo foi publicado na revista da American Society for Microbiology por um grupo de pesquisadores da Universidade de Rutgers. Os autores Donald Schaffner e Robyn Miranda dizem que a crença é baseada na ideia de que bactérias precisam de um determinado tempo para conseguir chegar até a comida que acabou de cair no chão.

Os dois cientistas fizeram vários testes e combinações para verificar quanto tempo elas demoram para migrar de uma superfície à outra. Foram usados quatro materiais como área de contato (aço inoxidável, cerâmica, madeira e carpete), quatro tipos de comida (melancia, pão, pão com manteiga e bala de goma) e quatro tempos (menos de 1 segundo, 5 segundos, 30 segundos e 300 segundos), além de duas preparações diferentes de bactérias Enterobacter aerogenes. No total, foram 128 cenários replicados 20 vezes cada – o que resultou em 2560 experiências.

O alimento que teve maior contaminação foi a melancia, e o que teve menos, a bala de goma. Entre as superfícies, o carpete foi a que apresentou menor transferência de micróbios, em comparação com o aço e a cerâmica.

Em entrevista ao Medical News Today, Schaffer explicou que a umidade é um fator determinante, já que “bactérias não têm pernas” e dependem do ambiente para se mover. Além disso, maior tempo de contato resulta em maior transferência de bactérias.

A conclusão dos pesquisadores é que todos os fatores influenciam na quantidade de micro-organismos que serão transferidas do chão para a comida – e, em alguns casos, essa transferência é instantânea, o que desmente a regra dos 5 segundos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.