Quer um cérebro mais jovem? Suba escadas e estude mais
Quanto mais você estudar e subir escadas, mais jovem seu cérebro ficará.
Quem prefere subir escadas a pegar o elevador tem mais um motivo para preferir os degraus. Além de queimar calorias e fortalecer os músculos das pernas, subir escadas melhora a saúde do cérebro. Um novo estudo da Universidade de Concórdia, em Montreal, sugere que usar as escadas e passar mais tempo na escola deixa o cérebro mais jovem.
Os pesquisadores mediram o volume de massa cinzenta do cérebro de 331 adultos com idade entre 19 e 79 anos através de ressonância magnética. Essa parte do cérebro sofre com a perda e o encolhimento de neurônios com o passar do tempo e portanto é uma região cerebral bem propícia para perceber os efeitos do envelhecimento.
Em seguida, os cientistas compararam o volume de massa cinzenta do cérebro dos voluntários diferenciando o nível de escolaridade de cada um e número de degraus que eles costumam subir. Aqueles com mais anos de estudo e mais lances de escada na conta tinham o cérebro mais jovem que os outros.
Os cientistas calcularam que, a cada ano na escola, a idade do cérebro diminui 0,95 anos, e 0,58 anos para cada lance de escadas que você subir diariamente.
“Deathbots”: testamos os robôs de IA que permitem “conversar com os mortos”
Papa Leão 14 revela seus quatro filmes favoritos
“Lumines Arise” reinventa puzzle japonês inspirado em “Tetris”
Até 4,6 trilhões de toneladas de CO2 podem deixar de ser emitidas com o TFFF, diz estudo
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus







