Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quanto tempo demora para fazer uma vacina?

A vacina contra a Covid-19 pode estar disponível em 2021. Veja quantos anos a ciência levou para chegar à imunização de outras doenças.

Por Maria Clara Rossini
Atualizado em 21 out 2020, 14h32 - Publicado em 22 abr 2020, 20h18

Cientistas do mundo todo estão correndo para criar uma vacina contra a Covid-19. Muitas já começaram os testes em humanos e encontram-se na terceira fase de pesquisa, em que o imunizante é aplicado em milhares de pessoas para verificar sua segurança e eficácia.

A vacina, no entanto, ainda deve demorar meses para ser aplicada em massa. E isso, por incrível que pareça, será um dos maiores triunfos da história das vacinas. Você pode conferir mais sobre as etapas de desenvolvimento das vacinas nesta reportagem.

A vacina contra o SARS-Cov-2 pode ser aprovada pela Anvisa, Food and Drug Administration e outras agências regulatórias do mundo em breve, se tornando a mais rápida a ser desenvolvida na história. Na Rússia, a Sputnik V já recebeu aprovação emergencial. Descobrir o vírus, desenvolver e testar dezenas de vacinas em menos de dois anos, como está acontecendo com a Covid-19, será um marco para a ciência – tudo isso graças a pesquisas de base e a implementação de novas tecnologias.

O gráfico abaixo mostra quanto tempo levou para chegar na imunização contra as principais doenças da história. Leia no sentido horário. As barras começam na data da descoberta do micróbio que causa a doença e terminam no ano de aprovação da vacina pela Food and Drug Administration (FDA), órgão sanitário regulatório dos Estados Unidos. As barras brancas representam doenças que ainda não possuem vacina.

Continua após a publicidade

 

SI_415_Ultima_01
(Juliana Krauss/Superinteressante)

A vacina da varíola, de 1796, não aparece no gráfico porque foi inventada antes da descoberta do vírus causador. A palavra “vacina”, inclusive, vem de “vaca”, porque a vacina da varíola original usava o vírus da varíola bovina para imunizar contra a versão humana. Até hoje, ela é a única doença erradicada globalmente.

Continua após a publicidade

A vacina BCG, contra tuberculose, não é amplamente utilizada nos EUA. Colocamos aqui o ano em que ela passou a ser usada em humanos.

Fonte: Our World in Data

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.