Para um pais onde ele virou praga, a noticia chega em boa hora. A Ciba-Geigy, multinacional de produtos químicos e farmacêuticos, está pesquisando a aplicação de um inseticida lançado no mercado há dois anos, para exterminar escorpiões.
É o Diacap, que está sendo testado com apoio de uma equipe multidisciplinar da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu Até agora, ele se mostrou eficaz, matando o bicho em pouco tempo conta Pelágio Guimarães Alves Filho, veterinário da empresa.
Apesar de trazer 30% de diazinon em sua formula-um pesticida organofosforado poluente tóxico o novo produto não deverá prejudicar o meio ambiente. Embalado em cápsulas plásticas microscópicas que aderem ao escorpião, ele não fica no ar e tem menor quantidade de substancias nocivas, pois usa água como agente de pulverização.
Em análises de laboratório nas universidades federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (UFMG e UFRJ), o Diacap mostrou que pode eliminar o escorpião-amarelo, o mesmo que há dois anos infesta a região do Vale do Paraíba. Agora com apoio da Unesp, ele está em fase final de teste de campo, na cidade paulistana de Aparecida, uma das mais atingidas pela Praga.
Batidas da periferia: a voz e o tempo do Racionais MCs
Em Marte, robô Curiosity encontra primeiro sinal de ciclo de carbono


