Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O poderoso feijão antipum

O feijão contém alto teor de ferro, componente importante na dieta do ser humano. Por isso, é muito consumido no Brasil (são 16 quilos por habitante por ano) e em vários outros países sul-americanos. O feijão tem também um efeito colateral muito conhecido: sua ingestão provoca um acúmulo de gases no sistema digestivo. Daí, você […]

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 mar 2004, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    O feijão contém alto teor de ferro, componente importante na dieta do ser humano. Por isso, é muito consumido no Brasil (são 16 quilos por habitante por ano) e em vários outros países sul-americanos. O feijão tem também um efeito colateral muito conhecido: sua ingestão provoca um acúmulo de gases no sistema digestivo. Daí, você traça aquela big feijoada no sábado e… pum. Haja paciência para agüentar tanta flatulência. Pois um grupo de pesquisadores da Venezuela, liderados por Marisela Granito, da Universidade Simón Bolívar, achou uma solução para esse problema. Eles começaram o estudo porque cada vez menos gente quer saber de feijão por lá. Tradições culinárias locais, como o pabellon creollo, cozido feito com feijões, arroz, molho de tomate, carne e bananas, têm popularidade cada vez menor por causa dos incômodos odores pós-consumo. Marisela explica que 95% das substâncias responsáveis pela formação de gases – derivados de açúcares e fibras alimentares solúveis – podem ser eliminadas do feijão se os grãos forem fermentados antes de ser colocados à venda, tanto em pacotes como a granel. Por isso, ela criou um feijão pré-fermentado que não causa flatulência. Para tanto, ela colocou microorganismos junto com os grãos num ambiente sem oxigênio, para que os bichinhos destruam essas substâncias indesejadas sem alterar o produto. Ou melhor, mudando o gosto só um pouquinho (os processos de fermentação deixam um sabor azedo). A equipe responsável pela pesquisa garante que a mudança é imperceptível, pois os temperos normalmente usados no cozimento, como alho e cebola, se encarregam de mascarar a variação. O feijão antipum foi testado por consumidores, que disseram não ter sentido nada de diferente… no sabor. É mais um lançamento perfeito para as “Indústrias de Alimentos Tabajara”.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.