Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Nova espécie de cobra é batizada em homenagem a Salazar Sonserina

A cobra, que vive no norte da Índia, ganhou o nome não só porque os cientistas são fãs da saga de Harry Potter, mas também para chamar a atenção do público leigo para a biodiversidade.

Por Maria Clara Rossini
24 abr 2020, 14h16

Quem nunca pensou em batizar o bichinho de estimação em homenagem a algum personagem da ficção? O mesmo acontece com os pesquisadores – a diferença é que eles têm a honra de fazer isso com espécies recém-descobertas. Uma serpente verde encontrada no norte da Índia acaba de receber seu nome oficial: Trimeresurus salazar, em homenagem a um personagem do universo de Harry Potter.

Os pesquisadores não escondem de onde veio a inspiração: “O nome faz referência a um personagem ficcional criado por J.K. Rowling, cofundador da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Salazar Sonserina”, dizem os autores no artigo científico, publicado no períodico especializado Zoosystemathics and Evolution.

Não tinha nome mais adequado. Na série de livros, Salazar Sonserina é o patrono da casa comunal Sonserina, representada por uma serpente e pela cor verde. Assim como Harry e Voldemort, Salazar era ofidioglota, ou seja, tinha a capacidade de falar a língua das cobras.

A nova espécie, mais conhecida como “víbora de Salazar” é a segunda descoberta em de uma pesquisa conduzida nas florestas de Arunachal Pradesh, próximas ao Himalaia.

Com uma cor tão chamativa e vibrante, é de se estranhar que a víbora não tivesse sido descoberta até agora. Há dois motivos para essa discrição toda. A biodiversidade da região, apesar de muito rica, ainda não havia sido mapeada com detalhes (ou seja: muita gente já viu a cobra, mas não sabia que ela era desconhecida dos biólogos). Além disso, a cobra se parece muito com outras espécies do gênero Trimeresurus – que também são da mesma cor –, o que faz com que algumas passem despercebidas.

Continua após a publicidade

Algumas características diferenciam ela de suas parentes, como o número de dentes, uma listra laranja nas costas dos machos e o formato dos dois pênis (sim, as cobras possuem dois). Mas a confirmação de que a víbora de Salazar se tratava de uma nova espécie só veio depois de uma análise de DNA.

Ela não é a primeira a ser batizada em homenagem a Harry Potter. Em 2014, uma vespa recebeu o nome de Ampulex dementor – uma referência aos dementadores, criaturas nem um pouco simpáticas que guardam a prisão de Azkaban, onde o personagem Sirius Black ficou detido injustamente. 

Dois anos depois, uma aranha foi chamada de Eriovixia gryffindori, em homenagem a Godric Gryffindor, outro cofundador de Hogwarts, o patrono da casa Grifinória. O motivo foi claro: o animal tem o formato do chapéu seletor, artefato mágico falante que escolhe por qual das casas cada estudante será acolhido.

A homenagem à saga não é o único motivo que levou os pesquisadores a escolherem o nome. A ideia é chamar a atenção da mídia e da população para a grande biodiversidade do norte da Índia. Ela ainda é pouco estudada pela ciência, mas já está ameaçada devido à atividade humana no local. Os principais problemas são agropecuária e construção de hidroelétricas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.