Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Macacos podem usar pedras para o prazer sexual, sugere estudo

Diferente do uso mais comum das pequenas rochas, geralmente para a busca ou manipulação de alimento, uma população de primatas criou seus próprios sex toys.

Por Luisa Costa
29 ago 2022, 16h57

Pedras podem servir para cortar plantas e raízes, abrir frutas e nozes. Cientistas já flagraram muitos macacos realizando atividades assim. Os exemplos mais conhecidos do uso de ferramentas por animais estão, de fato, relacionados à busca por alimento.

Mas alguns macacos usam pedras para outra coisa: masturbação. É o que aponta um estudo publicado recentemente na revista científica Ethology.

Pesquisadores da Universidade de Lethbridge (Canadá) investigaram a manipulação de pedras por 173 macacos da espécie Macaca fascicularis. Todos vivem no Sacred Monkey Forest Sanctuary, um espaço de conservação ambiental em Bali (Indonésia).

Eles observaram o comportamento dos animais e descobriram que machos jovens tocavam ou esfregavam seus genitais com pedras mais vezes do que machos adultos. Eles tendiam a fazer isso principalmente quando estavam em situações com algum caráter sexual – quando um macaco próximo mostrava que estava a fim de acasalar, por exemplo.

Os pesquisadores observaram outro padrão importante: embora o prazer envolvido seja difícil de avaliar, o comportamento estava frequentemente associado a sinais físicos de excitação sexual. E, quando estes apareciam, os macacos gastavam mais tempo com seus sex toys.

Continua após a publicidade

As pedras escolhidas para a atividade não variam muito em tamanho e textura, o que acontece em outras situações de manipulação – como as que não têm motivo óbvio, quando eles batem as pedras em suas mãos de modo aparentemente lúdico, por exemplo.

O comportamento não seria lá muito útil ou importante para a sobrevivência dos animais. Por isso, os cientistas escrevem que ele pode ter se mantido ao longo da evolução por meio de mecanismos prazerosos ou autorrecompensadores.

Ou talvez o motivo seja outro: o estudo foi realizado a partir de uma única população de macacos que é regularmente alimentada por humanos. Como esses animais não têm que ir atrás de suas refeições ou se preocupar com perigos inerentes ao ambiente selvagem, eles podem ter desenvolvido o comportamento em função de seu tempo livre. Então os cientistas ainda não sabem o quanto esse uso sexual das pedras pode ser generalizado.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.