Glosário – ABC sobrenatural
Entenda o vocabulário próprio e os jargões dos assuntos abordados neste guia - e divirta-se com os neologismos criados "do além"
A
ALÉM
O lado de lá, o mundo dos espíritos, ou, em sentido mais amplo, o departamento onde alocamos todos os fenômenos aparentemente incompreensíveis.
ANTIGO TESTAMENTO
A Bíblia hebraica completa e a primeira parte da Bíblia cristã. Composta por 73 livros que contam a história do povo de Israel, é fonte das previsões de fim do mundo feitas pela comunidade religiosa Testemunhas de Jeová.
C
CHARLATANISMO
O dicionário Houaiss define como “a exploração da credulidade pública, inculcando ou anunciando cura por meio secreto ou infalível”.
CLARIVIDÊNCIA
Forma de percepção extrassensorial. Os sensitivos com esse dom teriam a capacidade de captar informações sobre o presente ou o passado de maneiras não convencionais – por exemplo, ouvindo vozes e tendo visões.
D
DESENCARNADO
É o espírito que deixa o corpo físico, de carne e osso, e volta para o plano espiritual. Desencarnar é sinônimo de morrer, falecer, bater as botas, passar dessa para uma melhor.
DR. FRITZ
Não se sabe se o tal médico existiu mesmo, pois nunca foram encontrados documentos que comprovem sua passagem pelo mundo dos vivos. Segundo a versão dos médiuns que já teriam encarnado Adolf Fritz, ele nasceu na Alemanha em 1876 e trabalhou no front de batalha da 1a Guerra Mundial. Teria desencarnado em 1918, deixando inacabada sua missão na Terra.
E
ECTOPLASMA
Quando você estudava citologia na escola, o ectoplasma era a parte periférica do citoplasma de uma célula. No vocabulário do além, o ectoplasma é um fluido ou substância visível e diáfana produzida pelos médiuns – que escapa de suas mãos, boca e outros orifícios durante sessões de materialização a partir da energia vital. Numa reportagem de 1971 sobre Chico Xavier na revista Realidade, o jornalista José Hamilton Ribeiro publicou um curioso cálculo feito por um engenheiro: para transformar energia em uma pessoa de 70 quilos, ou seja, matéria, seriam necessários 1,75 x 102 kWh. Traduzindo, energia suficiente para derreter todo o ferro da serra de Carajás, a maior jazida do mundo.
M
MAGNETISMO
A força eletromagnética ou a propriedade que alguns materiais têm de atrair ou repelir outros.
MEDIUNIDADE
Segundo a doutrina espírita, canal psíquico que liga o mundo dos vivos (também chamados de encarnados) ao mundo dos espíritos (ou desencarnados). Pode manifestar-se em qualquer pessoa.
N
NOVO TESTAMENTO
Conjunto de 27 livros que formam a segunda parte da Bíblia cristã. Foi escrito depois da morte de Jesus e aceito pela igreja em 1546 como o único texto a contar a verdadeira história de Jesus.
P
PARAPSICOLOGIA
Ramo da psicologia que estuda os fenômenos paranormais ou “fenômenos psi”, como a psicocinese (ou telecinese) e a percepção extrassensorial (ou seja, clarividência, telepatia e precognição). Esses fenômenos começaram a ser pesquisados em 1882, com a fundação da Sociedade para Pesquisas Psíquicas, em Londres.
PASSE
É a transmissão de energias (ou fluidos) pelas mãos do médium. O passe teria o poder de afastar os maus espíritos ou, em alguns casos, de curar. Pode ser individual ou coletivo. É praticado não só no espiritismo, mas também na umbanda, com variações.
PERISPÍRITO
O termo cunhado por Allan Kardec aparece pela primeira vez no Livro dos Espíritos: “envolvendo o gérmen de um fruto há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar de perispírito serve de envoltório ao espírito propriamente dito”. Ele é a forma que um espírito qualquer assume quando aparece para o médium.
PSICOCINESE
Veja telecinese.
PSICOFONIA
Quando um espírito fala por meio do médium. Em 2004, em Brasília, o então deputado Luiz Carlos Bassuma, do PT, surpreendeu a Câmara quando presidia uma sessão em comemoração aos 200 anos de nascimento de Allan Kardec: ele baixou a cabeça, curvou-se, suas mãos começaram a tremer, e ele declamou uma oração. Há quem diga que ficou muito parecido com Chico Xavier. Veja o vídeo: https://migre.me/3XRyV
PSICOGRAFIA
A capacidade que médiuns teriam de escrever mensagens ditadas por espíritos. O tipo de texto varia: Chico Xavier, por exemplo, psicografou cartas, poesias, romances, artigos e frases invertidas, que só podiam ser lidas quando colocadas na frente de um espelho.
PSICOPICTOGRAFIA
Ou pintura mediúnica. É a manifestação de espíritos que se comunicariam com o mundo dos vivos por meio da pintura, com ajuda de um médium. Impressionistas famosos como Van Gogh, Renoir e Monet são figuras fáceis nessas sessões.
PREMONIÇÃO
Também denominada precognição, é a capacidade de antecipar o que irá acontecer no futuro.
T
TELECINESE
Também chamada de psicocinese, é a capacidade de mover objetos com o poder da mente. O exemplo mais clássico é o do israelende Uri Geller, que dizia entortar colheres e desviar raios laser apenas com a força do pensamento – mas foi desmascarado.
TELEPATIA
Forma de percepção extrassensorial como a clarividência, mas que envolve exclusivamente a comunicação entre as mentes de duas ou mais pessoas. O termo foi inventado por Frederic W. H. Myers, fundador da Sociedade para Pesquisa Psíquica, em 1882.
U
UBIQUIDADE
Capacidade que os espíritos teriam de se apresentar em vários lugares ao mesmo tempo. Isso explicaria a presença de Renoir em sessões concomitantes de pintura mediúnica.
V
VADE RETRO SATANA
Frase usada pelo menos desde 1412 nas sessões do exorcismo católico. Significa “Afasta-te, Satanás”. Afinal, capeta que é capeta entende latim.
X
XENOGLOSSIA
Fenômeno em que o médium fala ou escreve em idiomas que teoricamente desconhece.
O DEMO. TAMBÉM CONHECIDO COMO…
Satanás, belzebu, Satã, tinhoso, coisa-ruim, pé de bode, chifrudo, cão, Mefistófeles, Lúcifer, furioso, sete-pele, maligno, demônio, bode-preto, cramunhão, Fausto, besta, sarnento, danado, porco-sujo, arrenegado, diacho, atentado, canhoto, diogo, exu, mafarrico, coxo… Provavelmente não existe nada com tantos sinônimos quanto o dito-cujo. Em Grande Sertão: Veredas, o escritor Guimarães Rosa dedica boa parte de uma página à enumeração de nomes como esses.
ENVUDUZA ESSE ENCOSTO!
Muitas gírias estão repletas de referências sobrenaturais. Terreno especialmente fértil para incorporar (com o perdão do trocadilho) esse vocabulário é o mundo gay – o próprio bajubá, “dialeto” falado pelas travestis no Brasil, se baseia nas línguas africanas do candomblé.
DO ALÉM
SITUAÇÃO, PESA OU LUGAR ESQUISITO – OU QUE SURGE DO NADA.
Ebó mal-despachado
Nas religiões africanas, ebó é a oferenda feita para os orixás. No vocabulário popular, ebó mal-despachado é uma pessoa indesejável.
ENCOSTO
Espírito mala que cola numa pessoa e começa a prejudicar o andamento da sua vida. Passou a valer também para malas em geral, não apenas os do outro mundo.
Enfantasmado
Diz-se do sujeito impressionado ou perturbado por acontecimentos estranhos.
ENVUDUZAR
SECAR, BOTAR OLHO GORDO.
ESPIRITADA
Diz-se da pessoa que parece estar com alguma coisa esquisita no corpo, que age despropositadamente.
MALASMBRO
PESA OU SITUAÇÃO ESTRANHA, QUE CAUSA MEDO OU TRANSMITE ENERGIA RUIM.
POMBA-GIRA
Endemoniada, “com a corda toda”. No vocabulário gay, a expressão “baixar a pomba-gira” significa sair para a pegação.
Exuzenta
Pessoa com energia ruim, que deseja o o mal alheio.
ZORAIDE
Gíria para homens gays esotéricos. A origem é a personagem da atriz Jandira Martini na novela O Clone – ela previa o futuro na borra de café.
Ungido (por ou em Cristo)
A expressão se popularizou graças Cleycianne Ferreira, blogueira evangélica fake criada pelo estudante de arquitetura Thiago Pereira. Diz-se daquele que foi consagrado em ritual, por óleos abençoados. Segundo o blog Teologia Pentecostal, “a unção é o próprio Espírito Santo que habita no regenerado. Todo verdadeiro cristão é ungido por Cristo”.
FONTES
CIENTISTAS, LIVROS E ESTUDOS CONSULTADOS PARA AS REPORTAGENS DO GUIA
• Alexander Moreira-Almeida, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
• Á lvaro Tronconi, professor da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o Núcleo de Estudo de Fenômenos Paranormais (NEFP)
• A ndrew Lang, “Crystal Visions, Savage and Civilised”, The Making of Religion
• Andrew Newberg, professor do Departamento de Estudos da Religião da Universidade da Pensilvânia, EUA
• Antonio Damasio, O Erro de Descartes
• A ssociação de Editoras, Distribuidoras e Divulgadores do Livro Espírita (Adeler)
• A ssociação Internacional para Estudo de Quase-Morte
• C enter for Spirituality, Theology and Health, Universidade de Duke, EUA
• D ean Radin, The Conscious Universe
• Discovery Channel, Parapsicólogos Russos (Powers of the Russian Psychics)
• Edward. A. Dames, Tell Me What You See: Remote Viewing Cases from the World’s Premier Psychic Spy
• Enciclopédia das Testemunhas de Jeová
• Federação Espírita Brasileira (FEB)
• Francisco Lotufo Neto, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
• Fraternidade André Luiz – Caridade em Marcha
• Frederico Camelo Leão, psiquiatra e psicoterapeuta, coordenador do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Proser/IPq/FMUSP)
• George Duby, O Ano 1000
• Gerd Gigerenzer, O Poder da Intuição
• Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas
• Herbert Benson, fundador do Mind/Body Medical Institute, associado à Universidade de Harvard, EUA
• Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
• James Randi, The Faith Healers
• Jorge Roberto Leite, professor de medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
• Joseph Banks Rhine, Extra-Sensory Perception
• Joseph McMoneagle, em entrevista para Psychic World (1998)
• Jostein Garden, Victor Hellern, Henry Notaker, O Livro das Religiões
• Kenneth Ring, Life at Death: a Science Investigation of the Near-Death Experience
• Malcolm Gladwell, Blind: A Decisão num Piscar de Olhos
• Marcelo Souto Maior, As Vidas de Chico Xavier
• Mauro Beauregard, neurocientista da Universidade de Montreal, Canadá
• Michel Persinger, coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurociência da Laurentian University, Canadá
• Nívio Ramos Sales, Búzios, a Fala dos Orixás
• O laf Blanke, do Laboratório de Ciência Neurocognitiva, Suíça
• O smar Barbosa, Grande Dicionário de Sinônimos e Antônimos
• P eter Brugger, neurologista do Hospital Universitário de Zurique, Suíça
• P im van Lommel, Consciousness Beyond Life – The Science of the Near-Death Experience
• Raymond A. Moody Jr., A Vida Depois da Vida
• Rush University Medical Center, Chicago
• Salvatore M. Aglioti e colegas, “Action anticipation and motor resonance in elite basketball players”, Nature Neuroscience
• Sandra Jacqueline Stoll, Espiritismo à Brasileira
• Sérgio Felipe de Oliveira, psiquiatra e mestre em neurociências e comportamento pela Universidade de São Paulo (USP)
• The Skeptic’s Dictionary, https://www.skepdic.com/
• “Uberaba, a cidade do espiritismo”. Veja, edição 3 170, 13 de junho de 2010
• Wellington Zangari, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais (InterPsi)
Sites
• dasfutil.net/dicionario-de-girias-gays.html