Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Esse exoplaneta bizarro tem ventos que chegam a 33 mil km/h de velocidade

O WASP 127-b, um gigante gasoso um pouco maior e muito menos denso que Júpiter, tem os ventos mais rápidos já registrados num planeta.

Por Eduardo Lima
22 jan 2025, 19h00

O exoplaneta WASP-127b fica a 500 anos-luz distante da Terra, um gigante gasoso um pouco maior que Júpiter. Em um novo estudo, centistas usaram o Very Large Telescope (“Telescópio Muito Grande”, em português) do Observatório Europeu do Sul para observar o planeta, e descobriram que ele é mais estranho do que imaginavam, com ventos extremamente rápidos e uma densidade baixa.

A análise do planeta foi liderada pela astrônoma Lisa Nortmann, da Universidade de Göttingen, na Alemanha. O time de pesquisadores esperava enxergar um sinal de luz com um pico na atmosfera do exoplaneta, mas encontrou dois picos distintos. A explicação para o enigma cósmico foi publicada no periódico Astronomy & Astrophysics.

Após uma análise de dados cuidadosa, os pesquisadores entenderam que sim, o planeta estava emitindo dois picos de sinal de luz diferentes. Depois de mais estudo, os cientistas identificaram duas correntes de vento muito rápidas, uma se movendo na direção da Terra e outra seguindo na direção oposta – as responsáveis pelos dois sinais distintos.

Esses ventos, que parecem ser compostos de água e monóxido de carbono, se movimentam num jato ao redor da Linha do Equador de WASP-127b, a uma velocidade impressionante de 33 mil km/h. É o vento mais rápido já medido em um planeta, superando a velocidade do som na Terra em quase 30 vezes.

Os ventos de WASP-127b conseguem percorrer impressionantes 9 km por segundo. Em Júpiter, planeta de tamanho similar, os ventos só percorrem algumas centenas de metros por segundo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

É uma velocidade impressionante, mas que nem seria sentida se você estivesse no meio da ventania, já que o movimento rotativo do vento se anula, e ambas as correntes estariam girando em volta de você na mesma velocidade. O que você sentiria seria muito frio e muito calor, com mudanças de centenas de graus em uma questão de horas, já que os ventos passariam pelo lado quente do planeta, sempre virado para sua estrela, e pelo lado gelado, que vive no escuro.

Ainda não se sabe porque esse exoplaneta tem ventos tão extremos, mas é possível que essa questão seja relacionada às outras bizarrices do planeta. WASP-127b é um dos planetas menos densos conhecidos pela humanidade, e tem uma órbita instável ao redor de sua estrela. Mais observações são necessárias para entender melhor o planeta da ventania.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.