Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Esse dinossauro assustador fazia barulho de pomba

O som que ficou famoso em Jurassic Park era uma mistura de elefantas bebês, tigres e jacarés. O barulho da vida real era bem menos ameaçador.

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 9 jan 2023, 22h21 - Publicado em 12 jul 2016, 15h00

Steven Spielberg te enganou: correr de um dinossauro é uma experiência assustadora, mas não muito barulhenta. Os rugidos do Tiranossauro Rex de Jurassic Park devem ter perseguido seus pesadelos, mas estão bem distantes da realidade.

Um time internacional de cientistas comparou o que conhecemos sobre os corpos dos dinossauros com a estrutura corporal dos seus descendentes mais modernos: as aves e os répteis. E eles garantem: esse grito poderoso não passa de ficção.

Os pesquisadores têm certeza de que os dinossauros produziam algum tipo de som para defender seu território ou chamar para o acasalamento. Mas o som seria muito parecido com o barulho de um pássaro do que com os urros de um mamífero.

Mais especificamente, eles acreditam que os sons eram similares às “vocalizações de boca fechada”, sons graves, que vêm na garganta, comuns em pombas e avestruzes. Os animais que o produzem têm um saco de ar no esôfago ao invés de cordas vocais. É esse tipo de estrutura vocal que as espécies de dinossauro com corpos proporcionalmente grandes possuíam.

Continua após a publicidade

De onde vêm então os barulhos assustadores usados em Jurassic Park? O urro do Tiranossauro é uma mistura feita em estúdio do choro de elefantes bebês, o rosnado de tigres e o gorgolejo de um jacaré. A respiração dele era o som de água sendo ejetado por baleias.

Um fã tentou misturar tudo isso para ver no que dava – e o resultado foi muito parecido com o do filme.

Chegar a uma conclusão definitiva sobre o som dos dinossauros é impossível porque, ao contrário dos ossos, cordas vocais não são preservadas em fósseis. Mas, na opinião dos cientistas, elas nunca estiveram lá: os dinossauros são como avestruzes marombados, pelo menos na voz.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.