Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Espécie de cacto pode ser primeira extinção local causada pelo aumento do nível do mar

A Pilosocereus millspaughii é uma espécie rara, que crescia no arquipélago de Florida Keys. Mas a inundação de água salgada apagou a planta da região.

Por Maria Clara Rossini
13 jul 2024, 14h00

Uma espécie rara de cacto não existe mais na Flórida. A Pilosocereus millspaughi (cacto de árvore do Key Largo) foi descoberta em 1992 e tem sido monitorada desde então. O que começou como uma pequena população de 150 mudas de cacto foi reduzido a 6 indivíduos em 2021.

Uma pesquisa do Museu da Flórida de História Natural publicada recentemente descreve o declínio da população. Segundo os autores,isso é resultado de alguns fatores principais. O primeiro deles é a inundação de água salgada – resultado do aumento do nível do mar nos últimos anos. As ondas altas e furacões erodem o solo do local, o que também contribui para a extinção da planta. 

Os pesquisadores tiveram que tirar os últimos espécimes do local e colocá-los em uma estufa para preservação. Segundo eles, essa é a primeira extinção local conhecida de uma espécie devido ao aumento do nível do mar. O derretimento das geleiras pode já ter levado outras espécies à extinção, das quais nem temos conhecimento.

Continua após a publicidade

A P. millspaughii ainda cresce em algumas ilhas do Caribe, como o norte de Cuba e nas Bahamas. Essas plantas chegam a seis metros de altura, e possuem flores que cheiram a alho. Suas frutas, que são roxas e vermelhas, atraem mamíferos e aves.

“Infelizmente, o cacto de árvore do Key Largo pode ser um indicativo de como outras plantas costais irão responder às mudanças climáticas”, disse a botânica Jennifer Possley, que liderou o estudo.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.