Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Corpo humano pode estar chegando ao limite, diz estudo

Cada geração é mais alta, forte e longeva que a anterior – mas isso está parando

Por Eduardo Sklarz
Atualizado em 3 jan 2019, 19h07 - Publicado em 26 fev 2018, 14h27

Cientistas franceses e brasileiros analisaram os registros de longevidade, altura e força física das pessoas em diversos países ao longo dos últimos 120 anos – e constataram que, mesmo com os avanços da medicina e as melhorias nas condições de vida, esses indicadores pararam de aumentar na década de 1980. “Podemos estar chegando a um limite biológico”, disse à SUPER Juliana Antero, pesquisadora do Instituto Nacional do Esporte da França e coautora da pesquisa.

O que explica esse fenômeno?
Há um limite físico do corpo. O número de vezes que nossas células podem se replicar e regenerar é limitado, assim como o número de vezes que o coração pode pulsar ao longo da vida [2,5 a 3 bilhões de batimentos, em média]. Além disso, o nosso organismo foi forjado durante uma longa evolução, e não houve tempo para que a genética se adaptasse a uma longevidade tão alta quanto a de hoje.

Você pode dar exemplos dessa estagnação?
O recorde de longevidade é da francesa Jeanne Calment, que viveu 122 anos e morreu em 1997. Há mais de 20 anos ninguém vive tanto. No esporte, as marcas são batidas em cada vez menos modalidades. A recordista olímpica dos 800 metros rasos, por exemplo, ainda é a tcheca Jarmila Kratochvilova, que marcou seu tempo [de 1min53s28] em 1983. Também há uma tendência de estabilização na estatura dos adultos. Nos países nórdicos, os filhos já não são mais altos que os pais. Na NBA, a altura média dos jogadores é a mesma, 2 metros, desde 1984.

Quais as consequências desses limites?
É importante ter consciência deles e ser realista. Em vez de sonhar em viver 150 anos, devemos trabalhar pela igualdade na expectativa e na qualidade de vida, para que o máximo de pessoas possa viver perto do limite, e de forma melhor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.