Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Como realmente determinar a idade do seu cachorro em anos humanos

Entenda por que, de acordo com os veterinários, multiplicar por 7 não é uma boa – e o que você deve fazer para descobrir o estágio de vida do seu mascote.

Por Ingrid Luisa
Atualizado em 1 fev 2021, 16h05 - Publicado em 22 ago 2019, 20h15

As pessoas amam atribuir características humanas a animais. Os pets ganham (por abstração do dono, claro) preferências, sentimentos, pensamentos e até estados de espírito: “ah, ele tá magoado, deixa eu fazer carinho para consolar!”, “ele só gosta de dormir no ar condicionado!”, “ele é bipolar, às vezes bravo, às vezes uma gracinha!”.

É lógico que essa personificação não deixaria de fora uma das maiores preocupações humanas: a idade. Foi daí que surgiu a velha lenda: para saber a idade humana dos cães, basta multiplicar a idade dele por 7. Um dog de 3 anos teria 21 se fosse um homem, por exemplo.

Mas essa resposta não é tão simples assim. O veterinário Jesse Grady, do departamento de veterinária da Mississippi State University, nos EUA, resolveu esclarecer no site The Conversation o que é verdade e o que é fantasia de dono.

Para começar, a real sobre a regra dos 7 anos: segundo o especialista, esse mito nasceu do fato de que um cão de porte médio e saúde ideal vive, em média, um sétimo do tempo de vida de seu dono. Faz um certo sentido: enquanto um ser humano saudável pode chegar aos 80 anos, um dog médio nas mesmas condições chega facilmente aos 12.

Isso tudo, no entanto, é uma aproximação um tanto grosseira. Nem todo cão é de porte médio, e o veterinário esclarece que cachorros (e gatos) envelhecem de forma diferente não só das pessoas, mas também uns dos outros, dependendo da raça.

Continua após a publicidade

Levando em conta que os cães são uma das espécies de mamíferos mais diversa do planeta, podendo variar drasticamente em tipos de corpo, pelo e peso (de 3 kg a 90 kg na idade adulta), não faria sentido colocar todos no mesmo pacote. “É só comparar um chihuahua e um dogue alemão”, exemplifica o veterinário.

O especialista também acrescentou que essa “regra” não funciona por conta da própria expectativa de vida humana. Muitos cães chegam aos 15 anos, mas pouquíssimas pessoas chegam a suposta “idade humana” correspondente – 105 anos.

Há ainda quem considera que há razões menos nobres por trás desse mito: “acredito que foi uma ação de marketing. Foi um jeito de encorajar os donos a levarem os seus cachorros ao veterinário ao menos uma vez por ano”, afirmou o veterinário William Fortney, da Kansas University, ao Wall Street Journal.

Continua após a publicidade

Beleza, já deu pra entender que usar a tabuada do 7 é furada. Mas como chegar ao número certo?

Baseado nas ‘Diretrizes dos Estágios Caninos’ da American Animal Hospital Association, os veterinários atuais dividem os cães em seis categorias: filhote, júnior, adulto, maduro, sênior e geriátrico. Segundo Grady, estágios de vida são uma maneira mais prática de pensar sobre a idade; e até mesmo as recomendações de saúde humana se baseiam mais em estágios de desenvolvimento do que no número absoluto da anos vividos.

Ainda segundo o especialista, a raça do cão e seu tamanho são os maiores fatores associados a sua expectativa de vida, seguido da nutrição e peso. Os estágios de vida dos cães e a idade são essas:

Continua após a publicidade
Estágio de desenvolvimento Idade  Características
Filhote 0 a 6 meses Nascimento a maturidade sexual
Júnior 6 a 9 meses Maturidade reprodutiva, continua crescendo
Adulto 9 meses a 6,5 anos Estrutura e sexualmente maduro
Maduro 6,5 a 9,75 anos Envelhecimento
Sênior 9,75 a 13 anos Idoso, se aproxima dos últimos anos de vida
Geriátrico  > 13 anos Acima da expectativa de vida

Combinando os estágios da vida humano e canino, os veterinários aproximaram a idade dos bichinhos se eles fossem gente. No gráfico abaixo, o eixo horizontal mostra os anos reais, e no eixo vertical mostra é a idade “humana” dos cães: Como são fatores cruciais, o veterinário também considerou as diferenças corporais deles.

aniversariocao
(The Conversation, CC-BY-ND/Divulgação)

Desmentida a regra dos 7, a principal recomendação dos especialistas é saber o estágio de vida de seu pet, para poder cuidar melhor dele. Infelizmente, você não poderá dizer que seu cãozinho de 18 anos tem, na verdade, 126 primaveras.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante. faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.