Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cobras? Tubarões? Os animais mais mortíferos da Austrália são os cavalos

Governo do país analisou as mortes causadas por animais entre 2008 e 2017 – e chegou a uma conclusão surpreendente.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 5 dez 2018, 16h39 - Publicado em 5 dez 2018, 15h43

Depois dos cangurus e da Ópera de Sydney, a primeira coisa que vem à cabeça quando se pensa na Austrália talvez seja a perigosa fauna que habita ali. De tubarões a crocodilos gigantes, o país é lar de animais extremamente perigosos: de acordo com a Enciclopédia Britannica, das nove espécies de cobra mais venenosas do mundo, três (incluindo a primeira) são naturais de lá.

No entanto, um levantamento de 2017 do Australian Bureau of Statistics, a agência de estatísticas do governo australiano, analisou as causas de morte por animais no país e revelou algo curioso: apesar da fama, animais como os citados acima não eram os mais mortíferos. Esse posto pertence aos cavalos.

O relatório coletou dados de 2008 a 2017. Nele, cavalos, vacas e outros animais usados para transporte foram os responsáveis por 77 mortes. Em segundo lugar, aparecem o restante dos mamíferos (60) e, em terceiro, vespas, abelhas e marimbondos (27).

Continua após a publicidade

Os temidos tubarões (e outros animais marinhos) vêm logo atrás, com 26 casos fatais. Na sequência, estão as cobras e lagartos, com 23. Os crocodilos, com 17 mortes, ficam atrás até dos cachorros (22). Outros insetos, artrópodes (aranhas, escorpiões etc.) e ratos completam a lista.

Por mais perigosos que sejam, animais temidos por muita gente como esses raramente fazem vítimas fatais – o que acontece, geralmente, quando seu habitat é invadido. As cobras, por exemplo, matam 110 mil pessoas por ano no mundo, mas bichos como os mosquitos fazem quase sete vezes mais vítimas. Com os tubarões, a coisa é mais difícil ainda: é mais provável ser morto por uma máquina de snacks do que pelo rei dos mares.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.