Casa de astronauta: conheça os projetos das estações espaciais de Marte
O concurso da Nasa, realizado em parceria com a America Makes, tinha como proposta levantar projetos para a construção das estações espaciais no planeta vermelho. Em destaque, na galeria, o preferido do público
Por Camila Almeida
Atualizado em 8 mar 2024, 11h18 - Publicado em 1 out 2015, 19h00
Foster and Partners/ Reprodução (/)
Continua após publicidade
A gente já sabe que existe água em Marte. E, com isso, grandes chances de surgir vida por lá. Pensando em explorar o planeta, a Nasa lançou um concurso de arquitetura e design para convocar projetos para as futuras estações espaciais, onde vão viver os astronautas. Aqui, você conhece os finalistas.
1/10 O projeto do escritório Foster and Partners, de Nova York, ficou em segundo lugar na competição oficial, mas foi o preferido do público. Aqui, uma visão noturna em Marte. ()
2/10 Robôs semi-autônomos seriam os responsáveis por escavar as crateras de 1,5 metro onde ficariam as casas do assentamento - feitas de módulos infláveis. ()
3/10 Depois de escavadas as crateras, que funcionariam como fundações para as casas, os módulos infláveis que formam a a base do assentamento chegariam a Marte de paraquedas. ()
4/10 Esta imagem mostra a instalação, em seu processo final: o solo esfarelento de Marte seria fundido a módulos infláveis com a ajuda de microondas, emitidas pelos robôs-construtores. ()
5/10 Tem até esquema de trabalho: a divisão de tarefas entre o grande número de robôs mostra que muitos deles fazem a mesma coisa. Essa repetição de funções é importante porque, se um deles falhar, há outros que podem cumprir sua tarefa, aumentando as chances de uma missão bem-sucedida. ()
6/10 A estação projetada tem 93 metros quadrados, pensando o espaço de forma flexível, podendo ser modificado, e equipado com um sistema de realidade virtual. Tudo isso para evitar o tédio em Marte. ()
7/10 Nesta imagem, uma casa impressa em 3D, projetada para quatro astronautas, construída com regolito - material composto por solo marciano e rochas. ()
8/10 Dada a grande distância da Terra e os atrasos de comunicação interplanetário, o projeto foi pensado para ser construído com o mínimo de intervenção humana. ()
9/10 Aqui, o projeto que levou o primeiro lugar na competição, elaborado pela equipe Arquitetura de Exploração Espacial e Escritório de Arquitetura Nuvens, também de Nova York. O nome do projeto é Casa de Gelo de Marte. ()
10/10 A equipe LavaHive levou o terceiro lugar na competição, sendo premiada com menção honrosa pelo projeto. ()
Água, a substância mais estranha da face da TerraA água tem mais de 70 anomalias – ou seja, comportamentos que desafiam as previsões dos físicos. Neste vídeo, explicamos quatro delas.Ela é menos densa no estado sólido que no líquido, desafia a gravidade e congela mais rápido se está fervendo. Essas são algumas das mais de 70 anomalias da água: um conjunto de características que nenhum outro líquido do Universo tem. Entenda por que os superpoderes do H2O são a chave para a vida na Terra.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.