Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Cápsula da SpaceX está pronta para levar astronautas da Nasa ao espaço

Primeiro voo teste não-tripulado da Crew Dragon está marcado para a madrugada deste sábado (2) – entenda o que está em jogo e conheça os detalhes da missão.

Por A. J. Oliveira
Atualizado em 1 mar 2019, 19h06 - Publicado em 1 mar 2019, 19h03

A NASA passou os últimos oito anos sem ver um único foguete decolar dos EUA levando seres humanos para o espaço. Mas é bom que a agência não esteja enferrujada: a partir de amanhã, começa um novo capítulo de viagem espacial tripulada capitaneada pelos foguetes da SpaceX.

Desde que o Atlantis pousou pela última vez, em julho de 2011, a NASA pôs um ponto final em três décadas de atividade dos ônibus espaciais, e os Estados Unidos passaram a depender da Rússia para levar seus astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) e trazê-los de volta.

Mas se tudo correr bem no lançamento estratégico da Crew Dragon, marcado para a madrugada de sexta para sábado (2), essa dependência está com os dias contados. Calma, porém: este primeira vôo ainda não vai envolver seres humanos.

A cápsula foi desenvolvida em uma parceria público-privada entre a Nasa e a SpaceX — o nome do programa é Commercial Crew, ou tripulação comercial. Seu objetivo é projetar, construir, testar e operar sistemas de transporte humano à órbita terrestre baixa que sejam ao mesmo tempo seguros, confiáveis e baratos. A Boeing também faz parte do projeto.

Batizada de Demo-1, a missão está a algumas horas de ser lançada da histórica plataforma 39A no Centro Espacial Kennedy da Nasa em Cabo Canaveral, Flórida.

Continua após a publicidade

Dali partiram 11 missões Apollo com seus respectivos foguetes Saturn V, além de 82 voos de ônibus espaciais.

O lançamento do foguete Falcon 9 está marcado para às 4:49, horário de Brasília, e será transmitido ao vivo tanto pela Nasa quanto pela SpaceX.

A meta da missão é testar exaustivamente cada etapa das operações e investigar como os sistemas se comportam.

Continua após a publicidade

Por ser um voo de demonstração, novamente, por enquanto não terá tripulantes.  A cápsula levará cerca de 180 quilos de suprimentos e equipamentos para a ISS, onde permanecerá acoplada por mais ou menos duas semanas antes de voltar à Terra trazendo algumas amostras de pesquisa.

“O Demo-1 é o nosso voo teste de ponta a ponta para garantir que a espaçonave e os sistemas operem como projetamos antes de colocarmos uma tripulação a bordo”, disse em comunicado Benji Reed, diretor de gerenciamento de missões tripuladas da SpaceX.

“Nossos principais objetivos são validar o máximo de aspectos que pudermos dos sistemas da espaçonave sem ninguém a bordo, monitorar a aproximação e acoplagem na estação espacial, e então monitorar a desacoplagem, a descida de órbita, reentrada e amaragem [pouso na água]”, disse Mike Lee, gerente de missão da Nasa para o voo teste Demo-1.

Continua após a publicidade

Conforme se aproxima da ISS, as habilidades da Crew Dragon de realizar manobras e controles automatizados serão avaliadas por meio de uma série de simulações. A cápsula vai se afastar da estação antes de se acoplar para valer.

Tripulantes da ISS vão abrir a escotilha, entrar no veículo e descarregar os mantimentos. Na volta para casa, a cápsula vai acionar um paraquedas antes de amarar no Oceano Atlântico, na costa da Flórida, e ser resgatada.

Caso a missão seja um sucesso, o próximo passo será lançar em julho a Demo-2, primeiro voo teste tripulado que deve levar os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley, ambos da Nasa, para a ISS. A data marca exatos oito anos depois do último pouso de um ônibus espacial.

Já a cápsula da Boeing, CST-100 Starliner, deve encarar sua primeira missão sem tripulantes em abril, e chegar à segunda fase com tripulantes em agosto. Com o amadurecimento da iniciativa privada em transportar pessoas à órbita baixa, a esperança é que o espaço se torne cada vez mais acessível.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante. faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.