Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Brasil é o país dos raios

As grandes áreas cobertas por florestas e as altas temperaturas fazem dos trópicos o lugar onde mais chove no mundo, afirma.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 31 dez 2002, 22h00

Celso Miranda

Até o final do verão, quase 30 milhões de raios vão atingir o Brasil, num ritmo frenético de quase três descargas elétricas por segundo. O período entre os meses de outubro e março concentra grande parte das chuvas e dos 70 milhões de raios que atingem o Brasil todos os anos. Esse número faz do país o mais atingido por descargas elétricas no mundo, com mais ou menos o dobro de raios que caem nos Estados Unidos, por exemplo, país com aproximadamente o mesmo tamanho. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que mapeou a incidência de raios a partir das observações feitas pelo sensor LIS (Lightning Imaging Sensor) a bordo do satélite TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission), nos últimos quatro anos. O pesquisador do INPE Osmar Pinto explica que a grande incidência de raios, no Brasil, deve-se ao fato de sermos o maior país tropical do planeta. “As grandes áreas cobertas por florestas e as altas temperaturas fazem dos trópicos o lugar onde mais chove no mundo”, afirma.

“Com exceção do Nordeste todas as demais regiões brasileiras são atingidas por grande número de raios”, diz Pinto. O Sudeste é o que mais sofre. “Os raios matam cerca de 100 pessoas por ano e os prejuízos financeiros chegam a 500 milhões de reais, causados por estragos em linhas de força e telecomunicações, empresas e propriedades privadas.” Segundo o especialista, cerca de 70% das interrupções no fornecimento de energia elétrica no Brasil são provocadas por raios.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.