Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Astrônomos encontram “planeta Pi”, com período orbital de 3,14 dias

Apesar de ter um tamanho parecido com o da Terra, esse mundo distante provavelmente é quente demais para abrigar vida.

Por Bruno Carbinatto
Atualizado em 22 set 2020, 19h15 - Publicado em 22 set 2020, 18h46

Em uma descoberta que mistura astronomia, matemática e uma dose de humor, cientistas anunciaram que descobriram uma “Terra-pi”: um exoplaneta com tamanho parecido ao do nosso e que orbita sua estrela em um período de 3,14 dias. Sim, o mesmo valor aproximado da constante matemática π (a razão entre o perímetro e diâmetro de uma circunferência).

O nome oficial do planeta é K2-315b, e ele está em órbita de uma estrela que fica a 186 anos-luz da Terra. Trata-se de um objeto detectado pela primeira em 2017, pela sonda espacial Kepler, mas a confirmação de que realmente é um planeta veio somente agora em 2020, com a ajuda de um conjunto de telescópios terrestres.

Os astrônomos responsáveis pela descoberta estimam que o raio do planeta seja o equivalente à 0,95 do raio da Terra – ou seja, os dois tem quase o mesmo tamanho. A estrela que essa “Terra pi” orbita, porém, é muito menor que nosso Sol (cerca de 1/5 do tamanho), e também menos quente. O período orbital de apenas 3,14 dias significa que o planeta se move à incrível velocidade de 81 quilômetros por segundo.

Ainda faltam dados sobre a composição exata do planeta, mas a equipe acredita que ele seja rochoso, assim como a Terra. Mesmo assim, não deve ter condições favoráveis à vida porque está muito perto de sua estrela. Isso torna sua superfície quente demais: cerca de 176 ºC – muito calor para possíveis aliens, mas “perfeito para se assar uma torta”, como brincaram os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em comunicado. Para quem não pegou o trocadilho, torta é “pie” em ingles – quase “pi”.

“Todo mundo precisa de um pouco de diversão hoje em dia”, disse Julien de Wit, professor assistente do MIT e coautor do estudo, sobre o apelido do planeta, que foi usado, inclusive, no título do artigo científico oficial que descreve a descoberta. Vale lembrar, porém, que apesar de ser geralmente arredondado para 3,14, o π é um valor irracional, ou seja, os números depois da vírgula nunca acabam de fato. Não teríamos caracteres neste texto, portanto, para listá-los aqui.

O “planeta pi” é só um dos muitos mundos descobertos pela sonda Kepler, que foi descontinuada em 2018 após ser responsável pela descoberta de cerca de 2/3 dos 4.300 exoplanetas registrados pelos astrônomos até hoje. O Kepler encontrava possíveis planetas ao observar estrelas brilhantes e procurar por momentos em que sua luz era interrompida por algum objeto entrando na frente – um possível planeta. É essa mesma técnica que o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), o sucesso do Kepler lançado em 2018 e atualmente ativo, utiliza.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.