Astronautas terão gerador nuclear para usar em Marte

Nuclear on Mars?

Por Lucas Baranyi
19 jan 2018, 18h22

A NASA iniciou uma série de testes com um mini-sistema de energia nuclear criado para sustentar a vida de astronautas em Marte. O protótipo , chamado “kilopower”, usa um reator de urânio-235 do tamanho de um rolo de papel-toalha. E, segundo os pesquisadores envolvidos, é um sucesso.

Os testes começaram em novembro de 2017, no departamento de energia na facilidade da NASA construída em Nevada, visando prover energia para missões envolvendo robôs e humanos na órbita e na superfície de Marte – assim como na Lua e em outros possíveis destinos do sistema solar.

Um dos maiores desafios em missões espaciais é justamente encontrar uma fonte de energia forte o suficiente para sustentar uma base, mas pequena e leve a ponto de poder ser transportada em longas distâncias pelo espaço.

Steve Jurcyk, um dos responsáveis pelos testes, deu mais detalhes à Reuters. “Marte é um ambiente complicado para sistemas de energia, com menos luz solar do que a Terra ou a Lua, temperaturas noturnas muito gelada e tempestades de areia que podem durar meses e englobar o planeta inteiro”, afirmou. “A robustez do ‘kilopower’ nos permite entregar diversas unidades que irão prover dezenas de quilowatts de poder”, completou.

A ideia da NASA é conduzir outros testes entre a metade e o final de março.