Assista: Astronautas dão aulas de física na Estação Espacial Internacional
A ideia nasceu com Christa McAuliffe, professora que tinha o sonho de dar aulas de física diretamente do espaço, mas foi vítima da explosão da nave Challenger em 1986.
No dia 28 de janeiro de 1986, a espaçonave Challenger decolou rumo ao espaço. Apenas 73 segundos depois, sem mal chegar ao céu, ela explodiu e levou consigo seus sete passageiros. Um deles era Christa McAuliffe. Ela era uma civil, sem experiência profissional. Christa era professora de física, convidada para a missão para levar sua profissão para fora da Terra. Ela planejou uma série de aulas, que seriam filmadas diretamente do espaço – mostrando conceitos de física na prática, em uma realidade bem diferente da Terra.
Hoje, podemos considerar que sua missão finalmente foi cumprida. Educadores-astronautas passaram um ano na Estação Espacial Internacional gravando vídeos e dando aulas de física – com base nos planos de aula de Christa.
Os temas são os mesmos que eram dados pela professora aqui na Terra e que ela planejava levar ao espaço. A diferença é que, por lá, as experiências podem ficar bem mais interessantes.
Falar sobre leis de Newton, por exemplo, ajuda a entender como elas se aplicam em situações com muito menos gravidade, resistência do ar e todo tipo de atrito. O ambiente, portanto, é perfeito para testá-las.
Quando uma bola está em movimento no espaço, ela realmente permanece em movimento, ilustrando exatamente o conceito de inércia.
Caso um professor aqui da Terra queira levar esses exemplos para a sala de aula, os vídeos podem ser encontrados no canal Nasa Education, no Youtube. Além disso, eles também disponibilizam apostilas gratuitas com um programa de aula e perguntas para os alunos.
Christa seria a primeira professora civil a sair da Terra. Ela participaria do programa Um Professor no Espaço, da Nasa. O programa pretendia levar professores ao espaço para que eles pudessem compartilhar suas experiências com alunos posteriormente. Depois do acidente, ele acabou sendo adiado. 30 anos depois, a Nasa promoveu o Um Ano de Educação na Estação em homenagem a Christa. Graças a ela, hoje milhões de alunos podem ter aulas (praticamente) de outro mundo.
Papa Leão 14 revela seus quatro filmes favoritos
Por que tantos millennials estão tendo câncer?
Por que os incas cavaram milhares de buracos em uma montanha? Estudo traz pistas
“Deathbots”: testamos os robôs de IA que permitem “conversar com os mortos”
Abelha “Lúcifer”: cientistas identificam nova espécie com chifres “diabólicos”







