Avião a energia solar voa por 14 dias sem parar e entra para o Guiness Book
Zephyr, um avião não-tripulado movido a energia solar, quebrou o recorde de vôo mais longo da história. Depois de 14 dias e 24 minutos no ar, ele aterrissou, hoje, em Yuma Proving Ground – um local deserto, no Arizona, subordinado ao Exército Americano e utilizado para a realização de testes de artilharia, munição, sistemas de armamentos aéreos, entre outros.
O recorde anterior de tempo de vôo não-tripulado era de 30 horas e 24 minutos, conquistado, em 2001, pelo RQ-4A Global Hawk, pilotado remotamente e utilizado pela Força Aérea Americana.
Sem precisar de pausas para reabastecimento, Zephyr também bateu a marca do Rutan Voyager, que tinha dois pilotos a bordo e realizaram uma volta ao mundo em 9 dias, 3 minutos e 44 segundos, sem parar, em dezembro de 1986.
Um oficial da Federação Internacional de Aeronáutica esteve presente durante a aterrissagem do Zephyr para testemunhar o feito. Assim, o avião terá seu lugar no Guiness Book.
Não por acaso, ele tem sido chamado de “Avião Eterno”. O mais legal é que, apesar de o setor aeronáutico ser um dos mais poluentes em termos de emissões de CO2, por conta da queima do querosene, Zephyr não emite carbono durante a viagem.
Foto: QinetiQ
Visite o site do Planeta Sustentável e siga: