Por que a polícia de Londres se chama Scotland Yard?
Oráculo, lorde mais sábio de todos os reinos: por que em Londres a polícia chama-se Scotland Yard se não tem nada a ver com a Escócia? Nathalia Angelocci Martins, Piracicaba, SP Essa não é nada elementar, inspetor Lestrade. A polícia metropolitana de Londres não se chama Scotland Yard porque os oficiais vestem saias xadrez, trabalham […]
Oráculo, lorde mais sábio de todos os reinos: por que em Londres a polícia chama-se Scotland Yard se não tem nada a ver com a Escócia?
Nathalia Angelocci Martins, Piracicaba, SP
Essa não é nada elementar, inspetor Lestrade.
A polícia metropolitana de Londres não se chama Scotland Yard porque os oficiais vestem saias xadrez, trabalham à base de uísque ou usam gaitas de fole como sirenes. A instituição foi inaugurada na rua Whitehall, nº 4, em 1829 e, com o passar do tempo, teve o nome misturado ao da pracinha nos fundos da sede: a Great Scotland Yard (algo como Praça da Grande Escócia em tradução livre).
A origem do nome do praça é que tem duas versões: há quem diga que lá havia propriedades do reino da Escócia usadas para abrigar seus nobres e diplomatas em visitas ao reino inglês antes de 1707 – data em que Inglaterra e Escócia se juntaram para formar o Reino Unido. Outros dizem que aquelas terras pertenciam a um tal de Scott, na Idade Média (Scott + land = terras de Scott).
E tem outra confusão mais recente: desde 1890, quando a polícia se transferiu da primeira sede, o nome oficial da instituição é New Scotland Yard – embora os londrinos a apelidem de Met. De lá para cá, seus detetives já viraram figurinhas carimbadas na literatura – incluindo as histórias de Sherlock Holmes –, no cinema e até em jogos de tabuleiro.
Fontes met.police.uk e smithsonianmag.com