Não quer passar do ponto neste Carnaval? Então preste atenção na dica da ciência: copos com curvas te fazem beber mais. Mas se a ideia for extrapolar… bem, você decide qual é a melhor forma de usar essa informação.
A descoberta veio do Reino Unido. Preocupados com a juventude beberrona de lá, um grupo de psicólogos da Universidade de Bristol decidiu investigar como o formato do copo influencia na hora da bebedeira. Eles reuniram 160 jovens universitários, saudáveis e sem indícios de alcoolismo, para participar de um teste com direito a cerveja e refrigerante. Divididos em oito grupos, alguns ganharam 177 mL ou 354 mL de uma das bebidas, servidas em copos retos ou com curvas.
Os copos eram assim:
Enquanto assistiam a um filme, os participantes bebiam cerveja ou refrigerante – e os pesquisadores avaliavam quanto tempo cada um levava para finalizar o caneco. No fim das contas, eles perceberam que, entre aqueles que beberam cerveja num copo de 354 mL, quem tinha o copo reto levava 5 minutos a mais para tomar toda a bebida (8 minutos x 13 minutos). Mas não houve nenhuma diferença quando o copo de cerveja, curvo ou reto, tinha só 177 mL.
Segundo os pesquisadores, o ponto médio em um vidro curvo é ambíguo. Ou seja, as pessoas não sabem se já beberam ou não metade da cerveja que estava no copo. “Quem bebe cerveja socialmente tende naturalmente a se observar, e eles sabem se estão bebendo muito rápido pela velocidade com que chegam ao meio do copo”, diz Angela Attwood, líder da pesquisa. Aí como perdem a referência, acabam bebendo bem mais rápido.
Conta: você sempre soube que a culpa não era sua, né?
Leia também:
Estudantes que bebem são mais felizes, diz pesquisa
Álcool pode te deixar mais esperto
Cerveja faz bem para os ossos