Ser você mesmo no trabalho atrapalha sua carreira
E quando chega a festa da firma, hein? Como faz?
Pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, e Greenwich, em Londres, entrevistaram 533 pessoas para medir a autenticidade no ambiente de trabalho (veja apresentação da pesquisa). A maioria dos entrevistados revelou que não mostra aos colegas quem eles realmente são. Ou seja, nem sempre expressam opiniões e sentimentos verdadeiros e, às vezes, falam coisas apenas para impressionar ou agradar.
Mas quando estão ao lado dos parceiros (marido, namorada), amigos e parentes a autenticidade aumenta. E isso os torna mais felizes. Segundo a pesquisa, a sinceridade com o parceiro aumenta a satisfação com a vida e o sentimento de bem estar. Essa tendência não se aplica ao ambiente de trabalho. Ser você mesmo no serviço te deixa menos satisfeito com a vida. E gente feliz geralmente rende mais, não?
“Você ouve dos gurus de autoajuda que o segredo da felicidade é ser você mesmo ou expressar seus sentimentos verdadeiros, mas isso não parece funcionar no ambiente de trabalho – pelo menos não nessa amostra que estudamos”, explicou Oliver Robinson, da Universidade de Greenwich, durante o encontro anual da Sociedade Britânica de Psicologia (as aspas saíram dessa matéria aqui). Pelo visto, esse é mais um dos conselhos errados que as pessoas dão.
Mas até quando você acha que dá para manter as aparências e fugir dos conflitos de opiniões no escritório?
Crédito da foto: flickr.com/maryanne67
Leia também:
Ficar entediado no trabalho pode matar
Ouvir música no trabalho prejudica mesmo a produtividade
Quais são as 10 profissões mais felizes e infelizes do mundo?