Cientista cria fórmula matemática que mostra quem vai ganhar a Copa
Vuvuzela? Que nada! Sad trombone (migre.me/Pbss) pra vocês.
Hoje não se fala em outra coisa: todas as atenções estão voltadas para a estreia do Brasil na Copa, contra a Coreia do Norte. Mas nem se empolgue: quem vai levar a taça mesmo é a Alemanha. Certeza meeesmo. E não sou eu quem está dizendo: é o físico Metin Tolan, que diz ter criado uma fórmula matemática capaz de prever sem erro o vencedor do campeonato.
Ele analisou a performance dos alemães em todas as Copas (eles foram campeões três vezes: em 1954, 1974 e 1990) e percebeu (!) que o país ganha a cada 4 ou 5 torneios. Daí, calculou que a média de colocação da seleção alemã em todas as Copas é de 3,7 (um terceiro lugar quase quarto). Juntando isso em uma equação – e considerando que a última vez em que a Alemanha venceu foi há quatro Copas atrás –, é certeza que os alemães saem vitoriosos em 2010.
“É bem simples. Todos os meus cálculos comprovam essa afirmação”, disse o físico para a revista alemã Zeit Wissen. (Ah: sim, ele é alemão.) Olha, eu não entendi a conta e você provavelmente também não. Mas basta dizer que esse cara também garantiu “matematicamente” a vitória da Alemanha na Copa de 2006 – e deu no que deu: a Itália mandou ela embora nas semi-finais.
Então, relaxa: nem precisa correr pra mudar seu palpite no bolão da firma. Bom jogo!