Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os axolotes também estão em extinção

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 6 nov 2008, 23h32


Todo mundo fala sobre a extinção dos ursos-polares (e até eles fizeram um protesto contra isso), mas quase nada sai na mídia sobre os outros animais que estão prestes a sumir do mapa. Há até monstros com caras simpáticas que podem desaparecer da face da Terra.

O axolote, uma salamandra que mantém as características de sua fase larval, está entrando em extinção por causa da ação do homem. De acordo com o Yahoo! News, a população do anfíbio diminuiu drasticamente em 10 anos, embora não se saiba exatamente quantos deles existem no mundo. Os pesquisadores afirmam que, em 1998, havia 1.500 a cada milha quadrada. Dez anos depois, este número caiu para 25.

Geralmente encontrado no lago Xochimilco, no México, o bichinho com patas e uma cara que se assemelha ao famoso desenho “be happy” está sofrendo com a seca e a qualidade da água em seu habitat. Além disso, alguns peixes não-nativos foram inseridos na cadeia alimentar da região, tornando o axolote um prato cheio para o almoço.

Os cientistas estão planejando criar 15 santuários para os seres e incentivar a criação em cativeiro, tudo para proteger o simpático anfíbio. Axolote é um nome asteca, que significa “monstro aquático”. Segundo a mitologia da cultura, o deus da morte, da iluminação e da monstruosidade Xolotl, com medo que outros deuses o banissem ou o matassem, se transformou em axolote e foi morar no lago mexicano. Por isso que o animal também é conhecido como “monstro da água” ou “peixe andante”.

Para se ter uma idéia do peixe, dá um olhada no vídeo abaixo.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1FTSEoVZoPo&hl=en&fs=1&color1=0x234900&color2=0x4e9e00%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.