Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que bocejamos quando vemos alguém bocejar?

Tente não bocejar agora. Não pense em bocejo! Nada de abrir a boca! Pronto, você já está bocejando…

Por Oráculo
Atualizado em 13 ago 2019, 15h25 - Publicado em 15 out 2015, 19h41

Antes de responder sua pergunta, vamos responder outra questão: por que diabos bocejamos? Para isso temos uma resposta fácil – é uma forma de respirar fundo e injetar oxigênio no sangue, algo muito útil quando estamos com sono e a atividade cerebral diminui. Não funciona só para humanos: a maioria dos mamíferos boceja.

Agora voltemos ao seu questionamento original, que é: por que ver alguém bocejando, ou simplesmente ler sobre bocejo, é tão contagioso? Tente não bocejar agora. Não pense em bocejo! Nada de abrir a boca! Pronto, você já está bocejando…

Porque o cérebro tem uma área chamada córtex pré-motor, onde há um mecanismo maria-vai-com-as-outras: os neurônios-espelho. Só não imitamos tudo porque há áreas específicas que bloqueiam isso.

Mas, no caso do bocejo, outras regiões são acionadas: a amígdala, que produz emoções primitivas, como medo, e o hipotálamo, que comanda funções básicas.

E elas não são controladas totalmente pela área racional do cérebro. “Se o hipotálamo é ativado, não dá para segurar: o bocejo sai”, diz Suzana Herculano-Houzel, neurocientista da UFRJ. Nem é preciso ver alguém, e não adiantar tentar interrompê-lo fechando a boca. Basta a menção à palavra “bocejo”. Deu vontade?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.