Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade
Imagem Blog

Alexandre Versignassi

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do diretor de redação da SUPER e autor do livro "Crash - Uma Breve História da Economia", finalista do Prêmio Jabuti.
SI_461_Carta_layout_site

Tudo dura para sempre

Alexandre Versignassi Por
Alexandre Versignassi
Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A Teoria da Relatividade mostra que cada momento das nossas vidas está impresso no tecido espaço-tempo. Isso pode servir de consolo em momentos de despedida, como o de agora.
Nem sempre a resposta correta para um problema é aquela que parece a mais racional.
Conheça as reportagens da Super premiadas pelo IMPA, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada.
Normal. Qualquer um pode fazer especulações sobre o futuro. Mas, para ter alguma chance de acerto, você precisa seguir uma receita. Entenda qual.
Nos anos 1960, pesquisadores como Timothy Leary defendiam a aplicação terapêutica de alucinógenos, retratada até na série Mad Men. Agora, essa ideia está de volta – apoiada em evidências mais sólidas.
Filisteus, israelitas, assírios, babilônios, romanos, bizantinos, muçulmanos... Uma breve história dos conflitos entre diversos povos pelo controle da região.
A cada ano, acidentes de trânsito matam 1,3 milhão de pessoas no mundo. A tecnologia pura e simples, porém, pode reduzir fortemente essa estatística. Entenda.
SI_454_PVC_site

Mentiras sinceras

Alexandre Versignassi Por
Alexandre Versignassi
Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Mitos científicos espalham-se com mais força do que fatos. Mas a ciência de verdade é sempre mais inspiradora.
Seu corpo é fruto de uma cooperação delicada entre células, forjada ao longo de 650 milhões de anos. E o que as drogas fazem é hackear a troca de informações entre elas. Entenda melhor em duas reportagens desta edição.
SI_451_Carta-ao-leitor_site

Do salgueiro à aspirina

Alexandre Versignassi Por
Alexandre Versignassi
Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O analgésico mais popular da história já existe, de certa forma, há mais de 5 mil anos. E só recentemente descobriram uma segunda, e importante, função para ele. Veja o que isso tem a ver com os avanços mais recentes da farmacologia.
Publicidade
SI_450_Carta-ao-leitor_site

Mais de um Universo

Alexandre Versignassi Por
Alexandre Versignassi
Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Primeiro, descobrimos que a Terra não é o único planeta. Depois, que a Via Láctea não era a única galáxia. Agora a física teórica ensaia o passo seguinte.
As primeiras imagens do novo telescópio espacial colocaram em cheque a teoria mais aceita sobre a evolução cósmica. E tudo certo. A graça da ciência é justamente não ter dogmas.
Entenda a natureza da inteligência artificial, em nossa reportagem de capa.
Método turbinado de limpeza promete um respiro para os mares. Mas sem uma virada de chave nas tecnologias de reciclagem, nenhum esforço bastará.
Enquanto o Brasil segue com uma lei medieval, o resto do mundo passa cada vez mais a tratar a interrupção da gravidez por livre escolha como um direito básico.
Equívocos nas sondagens são comuns – e já foram até mais grosseiros. Entender que os institutos tradicionais erram por corrupção, porém, é acefalia.
O movimento da agulha inspirou o físico a ir além do óbvio. É o que buscamos fazer aqui todos os dias, desde a primeira edição.
Muito antes dos modernos eVTOLs, Santos Dumont inventou o Demoiselle, uma engenhoca de 110 quilos que ele usava para visitar os amigos. Saiba como ela funcionava.
As caricaturas de macaquinho e afins ganharam status de joia rara da noite para o dia. Mas tudo indica que a bolha já estourou.
Como o gás mostarda deu origem às quimioterapias. E o que isso tem a dizer sobre o lado meio cheio do copo da humanidade.
Publicidade
Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.