Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

3 notícias sobre: medicamentos GLP-1

O Ozempic e similares viraram moda para emagrecer. Mas podem ter outros efeitos também.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 ago 2024, 14h00

Semaglutida reduz o uso de cigarro 

Essa substância, princípio ativo do Ozempic e similares, é uma versão sintética do GLP-1, um hormônio que o corpo produz naturalmente – e tem vários efeitos além de moderar o apetite. Um estudo (1) da Universidade de Oxford, que acompanhou 23 mil pessoas com diabetes durante um ano, descobriu que os pacientes que utilizavam esses medicamentos passaram a fumar menos.

Droga aumenta risco de perda da visão

A semaglutida eleva o risco de neuropatia óptica isquêmica não arterítica (Naion), um problema ocular que pode causar cegueira. Foi o que concluiu um estudo americano (2) que avaliou 1.689 pacientes obesos e/ou diabéticos – dos quais um terço utilizou semaglutida. Entre os que tomaram o remédio, a incidência de Naion foi de 6,7% a 8,9% (contra 0,8% a 1,8% entre os demais).

Remédio exige precaução adicional em cirurgia

A European Medicines Agency recomendou (3) que os pacientes que usam remédios baseados em GLP-1 – como Ozempic, Wegovy, Mounjaro e outros – avisem os médicos a respeito antes de passar por uma operação. Motivo: essas drogas retardam o esvaziamento do estômago, o que pode resultar em aspiração (entrada de fragmentos de alimento no pulmão) quando a pessoa está sob anestesia geral. 

Fontes (1) “12-month neurological and psychiatric outcomes of semaglutide use for type 2 diabetes”. R DeGiorgi e outros, 2024. (2) “Risk of Nonarteritic Anterior Ischemic Optic Neuropathy in Patients Prescribed Semaglutide”. J Hathaway e outros, 2024. (3) “New recommendations for GLP-1 receptor agonists to minimize risk of aspiration”. EMA, 2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.